Tudo o que Você Precisa Saber sobre Berserk
04/05/2018Normalmente me interesso mais naqueles focados em temáticas adultas ou com muita enredo mais denso. Inclusive gosto de ler mangás de horror, como foi no caso do mangá de horror Uzumaki – Não me refiro ao Naruto, que alias não tenho mais paciência para continuar a ler ou assistir a saga do ninja de Konoha.
LEIAM – Uzumaki | Uma obra-prima do Horror em mangá
Mas voltando a Berserk, preciso dizer que não é para pessoas sensíveis. Outra coisa que gostaria de explicar antes de começarem a leitura é que o personagem se chama Gatts, mas no ocidente ele foi chamado de Guts, porém, também já vi seu nome sendo escrito como Gutts.
Estarei me referindo ao personagem como Guts, porque aparentemente é o modo comum por aqui e está no Guia Oficial.
O QUE VOCÊ ENCONTRA NO UNIVERSO DE BERSERK
Não entendam mal, quando digo que não é para qualquer um, me refiro ao fato de que o mangá é pesadíssimo.
O manga se desenvolve em um mundo dividido por guerras, onde o fraco sofre das piores maneiras possíveis. Guts, o protagonista, é fruto desse mundo e o encara do modo que teve de lidar a vida inteira, com muita violência e perdas ao longo do caminho.
Temas como religião, pedofilia, satanismo, estupros e incestos são abordados de uma maneira crua, e isso vai impactar o leitor. Só que o mangá não se resume apenas a tragédias.
O autor tenta mostrar por meio do seu protagonista, que em meio a tragédias é possível desenvolver novos laços e até meios de superar a perda, por mais difícil que seja, afinal a vida é uma estrada que não é toda pavimentada.
Guts é um personagem quebrado devido as desventuras em sua vida, e que ao longo de sua jornada se vê obrigado a crescer e voltar a confiar nas pessoas, criando novos laços de amizade e enxergando o mundo de um modo diferente para depois ver tudo isso se perdendo por conta da influencia de terceiros.
Afinal, humanos sempre serão uma caixa de surpresas.
Claro que a probabilidade de alguém vender o mangá ou criticá-lo usando apenas os pontos “negativos”, se é que podemos os considerá-los, são muito maiores do que tentar entender o contexto.
Para elucidar melhor, alguns anos atrás uma pessoas fez isso, usou o estupro de uma personagem para tentar validar ideologia politica e dar aquela lacrada com os colegas e conseguir alguns cliques no site. Infelizmente a autora ignorou muitos fatos e reduziu a personagem, que é uma mulher forte, para uma figura fraca e com proposito de objetificação apenas.
O autor criou uma personagem forte que não precisou ser estereotipada pra agradar nenhum tipo de agenda, olha só. Mas preferiram ignorar isso e alegar que a personagem estava sentindo prazer no estupro… É, soa muito retardado.
Pra essa galera vale qualquer coisa pra tentar validar discurso e algum tipo de notoriedade.
A HISTÓRIA DE GUTS
Ressalto que esse trecho está no mangá, então é um spoiler sobre a origem do personagem. Você pode ou não querer ler, mas achei interessante colocar para elucidar o tom do mangá.
Guts veio ao mundo de um modo, como posso dizer, em condições nada comum. Nascendo minutos depois de sua mãe ainda com ele no ventre ter sido enforcada em uma árvore.
O bebê Guts nasceu condenado a morte ali na lama, morreria de inanição ou seria devorado por coiotes, lobos ou cães selvagens. Por sorte foi encontrado por um grupo de mercenários que estava passando por aquela estrada.
A esposa do chefe do bando, Shizu, ao ver a criança saiu correndo em sua direção e o pegou nos braços. O chefe Gambino, não gostou muito da ideia, porém, acabou aceitando devido as condições de sua esposa, que ficou mentalmente perturbada depois de perder o primeiro filho do casal.
Se por um lado, Guts agora tinha um lar, por outro ele era mal visto por todo o bando de mercenários. Em meio a escuridão da idade-média, um bebê nascido de um cadáver era interpretado como má sorte para todos. Isso sem dúvida traria consequências ao personagem no futuro.
TRÊS ANOS SE PASSARAM DESDE SUA ADOÇÃO
Sua mãe, Shizu adoece e acaba morrendo. Guts se encontra sozinho nas mãos de Gambino, e apesar de ser uma criança, se vê forçado a lutar nos campos de batalha para pagar os seu custo com comida, uma vez que seu “pai” é o chefe do bando.
Na realidade, jogar Guts na linha de frente não passava de uma desculpa, pois Gambino o culpava pela morte de sua esposa.
Algo que algumas já me perguntaram a respeito foi sobre a espada gigantesca que o personagem utiliza. Não preciso dizer que estamos diante de uma obra de ficção, então não dá pra cobrar realismo quanto a isso, mas eu estarei respondendo embasado no que foi apresentado no mangá.
Guts se viu obrigado a lutar para sobreviver e ter comida dentro do bando de Gambino, logo as espadas existentes não eram forjadas para crianças manuseá-las, ou seja, não tinha modelo infantil. Com muito treino ele passou a desenvolver suas habilidades para utilizar as espadas antes de encarar sua primeira batalha em campo.
Resumindo, o personagem desenvolveu técnicas para utilizar espadas maiores com ele, assim aumentando também sua força física para manuseá-las.
Porque uma das coisa que sempre relatam dentro do mangá é a força com que o personagem atinge seus inimigos, que em muitos dos caso são cortados ao meio por sua espada.
E como desgraça pouca é bobagem, durante a noite após sua primeira batalha em campo, enquanto Guts descansava, Donavan, um dos mercenários de Gambino, invade sua barraca e o estupra. Na ocasião enquanto lutavam, Donavan diz que pagou a Gambino três moedas de prata para ter Guts por aquela noite.
DEPOIS DE VIVER O INFERNO
Guts se torna um mercenário solitário e com nenhum apreço pela vida
alheia. Obviamente ele acaba topando com muitos personagens que tentam se aproximar dele, mas são tantas as feridas psicológicas que raramente
alguém se torna amigo dele devido a distancia que o mesmo impõem, pelo menos por enquanto.
Esse ponto da história é o momento que te faz compreender muito da personalidade e raiva do personagem.
Agora que você conhece um pouco da origem do personagem, saiba que o mangá já tem 29 anos e foi criado por Kentaro Miura no ano de 1989. O mangá não chegou a sua conclusão até os dias de hoje, e continua sendo publicado.
Passou por diversos hiatos, e quem acompanha sabe o quão frustrante isso acaba sendo. Com um pouco de sorte o mangá acabará em breve, mesmo que isso me doa bastante.
Vale lembrar que o mangá está sendo publicado aqui no Brasil pela Panini, através do selo Planet Manga.
É uma edição de luxo muito bonita, e que certamente vale a pena se ter na estante. Com um pouco de sorte eles começam a republicar do primeiro número de novo para quem perdeu os primeiros. Não só os mangás, pois eles também publicaram o guia oficial do Berserk – Algo que tive que comprar logo de cara.
Por enquanto continua sendo um ótimo mangá e a sua qualidade é indiscutível, com arcos que realmente marcaram seus leitores.
OS DERIVADOS DO MANGÁ
Mas agora deixando um pouco de lado o mangá, você já se perguntou o porquê do titulo Berserk? Se não o fez, saiba que ele tem tudo a ver com o mangá.
Berserk ou Berserkers eram guerreiros nórdicos famosos por sua devoção ao Deus Odin, e pela brutalidade e fúria na qual lutavam nos campos de batalhas portando apenas machados e os peitos nus, só podiam ser contidos quando decapitados ou mortalmente feridos, já que em alguns caso até mesmo a amputação de membros não os continham durante a batalha.
Se você já leu e gostou tanto quanto eu do mangá, acredito que vai ficar muito feliz em saber que ele gerou 2 games, sendo um lançado para o Dreamcast no ano de 1999 com o titulo de Sword of the Berserk – Guts’ Rage. Com uma história spin-off ambientada entre o volume 22 e 23 do mangá.
No ano de 2004 foi a vez do PlayStation 2 receber um jogo da franquia, o Berserk: Millennium Falcon Hen Seima Senki No Sho, onde contava a história após o eclipse ocorrido no volume 13.
Por outro lado em 2016 Guts voltou as consoles com Berserk and the Band of Hawk, para PlayStation 4 e PC. Dessa vez o jogo era voltado ao gênero “musou”, que ficou popular com a franquia Dynasty Warriors.
São todos ótimos games e conseguem entregar tudo aquilo que o fã do mangá queria ver. Fora o fato de que destroçar tudo e a todos em seu caminho é muito divertido. Claro, que recomendo você ler o mangá antes de se aventurar, assim você consegue se divertir ainda mais – Eu espero ansiosamente que surjam ainda novos games, como talvez um de luta.
Um anime foi lançado de 1997 a 1998 e os três OVAS intitulado de Berserk Golden Age Arc que recentemente foram lançados, contando o encontro de Guts com o bando do Falcão, além de uma passada de leve sobre o passado do personagem.
Posso dizer que esses três OVA’s são a melhor animação que você irá conferir sobre o mangá.
Mas nem tudo são flores, infelizmente em 2016 fomos surpreendidos com um novo anime de Berserk. Sinceramente, se era para fazer aquilo que não tivessem feito.
O anime foi produzido em 3D alternando com 2D, trazendo um aspecto “plástico” as cenas de ação. Fora o fato de terem censurado mamilos. Uma obra como Berserk deve ser visto na integra e sem choro. Só é interessante por dar continuidade na história e abordar arcos pós eclipse, mas no geral é bem ruim a animação.
É isso, torço para que esse resumo desperte sua curiosidade em ler o mangá, porque sem dúvida a obra merece muito mais atenção.
Fiquem com um AMV que eu criei utilizando trechos do Berserk Golden Age Arc e até mais.
Artista: Hatzel feat. Knob – Yoredet