Cyberpunk 2077 | Impressões sobre Night City
23/04/2021Cyberpunk 2077 foi um dos games mais aguardados dos últimos tempos, de fato. E como todos nós bem sabemos, expectativas alta são garantias de um belo e gigantesco tombo.
E não conseguir corresponder a expectativa do público é certeza de fracasso. Mesmo que aquele produto possa ser otimizado, ele vai cair no limbo do mercado. Uma lição que aprendemos com o No Man’s Sky, que hoje apesar de ser um game totalmente diferente do que foi em seu lançamento. Poucos vão se dar ao trabalho de ir buscar informações a respeito.
Bem, mas não estender muito sobre esse assunto, afinal, nós temos uma cidade para queimar, Samurai!
Bem-vindo a Night City na geração passada
Não é tão difícil jogar um game quando suas expectativas estão baixas, até porque sabia dos problemas que poderia encontrar ao longo da jogatina, mas tenho que dizer que me surpreendi positivamente.
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Estou com algumas boas horas de jogatina e muito disso se deve por conta do enredo e os personagens que nos relacionamos. Sério, fica impossível não se encantar por Jackie Welles, seu parceiro inicial ou pela Panam, que estou simplesmente apaixonado. Nesse quesito a CD Projekt acertou em cheio ao trabalhar os personagens e suas histórias, com backgrounds interessantes.
As missões são fantásticas e todo o dialogo e a maneira como tudo se desenrola empolga bastante. Sei que Night City tem os seus problemas, mas surpreende o quão bizarro é esse mundo futurístico e imprevisível.
O gameplay que impressiona
O gatilho LB no caso permite usarmos o implante ocular de V, protagonista do game, para visualizar itens, pontos de acesso, hackear inimigos e por ai. Se torna intuitivo rapidamente, assim como o ato de pressionar o RB você atira granadas, mas se estiver dentro de um carro, então você irá acessar a rádio do jogo – Que é ótima.
Outro aspecto de Cyberpunk 2077 que eu preciso apontar é o combate corpo-a-corpo que é realmente prazeroso.
Não consigo deixar a katana de lado durante minha jogatina. Iniciei tentando distribuir os pontos de forma que o uso de armas de fogo fossem o foco, mas a medida que avançava, passei a notar a apreciar o uso da espada durante o combate e comecei a focar os pontos nas habilidades com a lamina.
Eu nunca gostei de usar combate corpo-a-corpo em Fallout, mas aqui funciona e você tem a sensação de que realmente está acertando os inimigos.
Cês queria ver reclamação, então toma
Sabia que iria me deparar com problemas, mas o que chega a incomodar é quando se esta pilotando um carro ou moto pela cidade, pois a granulação fica mais evidente, assim como quedas de FPS.
Há também um bug recorrente que acontece sempre que retorno para o carro ou moto, mesmo pressionando o botão para mudar de visão, ela não muda, levando alguns minutos para isso ocorrer (quando retorna). Também é comum bugar a construção da roupa da personagem quando acessamos o inventário, onde fica o modelo. Por vezes me deparei com o char peladinho ou apenas uma sombra no lugar – Deve ter saído para tomar um café.
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Outro problema de Cyberpunk 2077 que foi bem relatado durante seu lançamento, e ao menos comigo acontece apenas uma vez, talvez por conta dos milhares de updates, foi o jogo crashar. Isso aconteceu comigo ontem enquanto eu finalizava uma missão que fazia com que vários NPC’s surgissem ao mesmo tempo. O jogo congelou por uns segundos e fechou.
Percebi que esses congelamentos de segundos acontece com frequência quando há um número grande de NPC’s e você se move rapidamente até eles.
Vale ressaltar que a dublagem em português está boa, o que é uma pena ter um lipsync meio cagado. Talvez por bug, não sei, mas tem hora que com a boca fechada eles continuando falando e isso é bizarro.
Impressões finais
Night City é recheada de vida, do mais variado tipo e isso faz a diferença na hora de jogar. Tu até fica meio decepcionado pelas condições que o game foi entregue, mas não quer parar mais.
Não é um jogo ruim se você focar no conteúdo, que é o que diverte, mas de fato os problemas se sobressaem em alguns momentos e isso acaba quebrando o clima. Oras, estamos diante de um mundo tão fantástico e sequer conseguimos apreciá-lo em sua totalidade por conta dos recorrentes problemas que surgem.
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Claro, tenho esperanças de que o jogo vai melhorar muito, mesmo para a antiga geração, afinal existem planos para DLC’s. E se com um mundo gigante existem os problemas, imaginem se lançarem conteúdo novo sem corrigir, com certeza vai ferrar com tudo. Não acho que a CD Projekt cometeria o mesmo erro duas vez, afinal, há dinheiro envolvido.
Mesmo com tudo o que apontei, eu estou gostando demais de Cyberpunk 2077. Não é a pilha de lixo que pensei que encontraria, na realidade é um jogo que tinha potencial para ser tão grande quanto almejava ser, só que por alguma razão interna decidiram entregar sem a devida atenção que merecia.
Essas foram as impressões iniciais, vejamos se o jogo se torna injogável próximo do fim, mas até lá me sigam no Twitter que to sempre publicando alguma coisa da jogatina.