Moto Roader MC | Corrida caótica simplista
11/03/2022A parceria da Ratalaika Games com a Extreme e a Shinyuden (que detém os direitos dos jogos da Masaya) pra trazer títulos antigos aos consoles modernos tem até que dado certo.
Apesar de não ser a primeira vez que a Ratalaika tenha trabalhado com títulos retrô (Eles trabalharam com a ININ no Turrican Flashback, e posteriormente nos relançamentos de Panorama Cotton e Cotton 100%), Gleylancer deu início aos lançamentos da própria empresa nesse nicho.
E ainda que algumas pessoas possam questionar os lançamentos, com a emulação a dois cliques, eu prefiro que sejam lançados, pela conveniência de ter o jogo acessível numa plataforma que eu realmente uso pra jogar, ao contrário do PC. Por mais que eu possa jogar Mega Man no emulador, ter do Mega Man 1 ao 11 pra jogar no meu PS4 tranquilamente é de uma satisfação ímpar.
E após Gynoug, a questão que ficou no ar era: Qual o próximo título da Masaya que a Ratalaika vai trazer aos consoles modernos? Assault Suits Valken? Target Earth? Shubibiman?
A Ratalaika piraria e lançaria Chô Aniki? A resposta é, não.
O terceiro título da Masaya que está disponível para os consoles modernos é Moto Roader MC.
Aos que disseram: “Caramba! Adoro esse jogo!”, por favor, parem de mentir. E aos que se perguntaram: “Que caralhos de jogo é esse?” Leiam a nossa análise a seguir.
Nada mais justo que o terceiro jogo da Masaya a ser lançado, é o terceiro em algo
Moto Roader MC é o terceiro jogo da série Moto Roader, que foi lançada pela Masaya para o PC Engine.
A série traz corridas futuristas com visão aérea e um completo caos, sendo possível até cinco pessoas jogarem num PC Engine só (O que convenhamos, em 1989, quando o primeiro jogo da série foi lançado, era algo a se destacar).
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E da série, o único que foi lançado para o Turbografx-16, inclusive estando na line-up de jogos do PC-Engine Mini, foi o primeiro jogo, que foi relançado também nos Virtual Consoles do Wii e Wii U. Mas e o terceiro jogo, você se pergunta? Como ele é?
Calma, cocada, tava dando um pequeno resumo.
Uma completa reformulação da série, mas será que isso foi bom?
Tirar um elefante do caminho aqui, infelizmente a versão lançada do jogo possui suporte apenas para quatro jogadores, o carro amarelo sempre será controlado pela CPU. Não sei se isso era limitação do jogo original ou veio com a emulação, mas é bom avisar.
Olhando os dois Moto Roader anteriores, há uma completa mudança na pegada da série. Ainda temos o caos completo nas pistas, não me entenda mal, mas Moto Roader MC é totalmente diferente de seus antecessores. Antes, havia uma pegada parecida com Road Fighter, e agora parece mais o Super Off-Road, com a pista inteira na tela, e com isso, obviamente uma mudança na jogabilidade.
Não apenas isso, mas foi embora toda a customização e compra de peças dos dois jogos anteriores. Nem mesmo os veículos explodem, então não há o perigo de não terminar a corrida por ter sido explodido.
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A jogabilidade é simples. Você tem um botão de aceleração, um de freio e dois botões pra disparar os mísseis, um para atirar para frente e outro pra deixar um presentinho para seus adversários.
Claro, que os adversários possuem os mesmos ataques, logo, as corridas tem potencial pra dar um caos absurdo. Existem dois tipos de dirigibilidade, uma que a esquerda e direita depende da direção que o carro aponta, e outra que a curva é para a direção que a curva faz (e deixa difícil fazer pequenos ajustes).
As 25 pistas são divididas em cinco copas, com traçados e gimmicks diferentes, que dão um pouco de variedade ao jogo. Claro, que jogar com os amigos é a recomendação, porque não há um incentivo muito grande para ir solo.
E existe o modo Omake, que consiste de três campos diferentes onde basicamente temos que fazer gols na meta adversária, sendo em partidas para dois jogadores. Novamente, sem incentivo ao single player.
Em termos de pacote, o jogo segue a mesma pegada dos outros relançamentos da Ratalaika, você conta com filtros de tela, save states, função de rebobinar, etc. A emulação é competente o suficiente para você não se sentir prejudicado por emulação cagada. Não sei vocês, mas viria bem a calhar umas bordinhas para poder colocar dos lados, acrescenta muito ao produto final.
Carrinhos pequenos, e trilha sonora boa
Sei que é injusto comparar, mas a verdade é que ainda que tenhamos cenários bonitos, na medida do possível pro hardware do PC Engine, a questão dos carrinhos pequenos e a pista pequena faz com que Moto Roader MC seja inferior aos seus antecessores.
Como dito na seção anterior, os cenários possuem gimmicks variadas, e isso se reflete nos detalhes das pistas, como uma vaca pastando numa pista rural por exemplo.
Existem algumas ilustrações acompanhando o jogo, e elas são até que bonitinhas, mas seria legal ter esses personagens representando os pilotos do jogo pra dar uma personalidade. Mas isso sou eu, olhando em retrospecto pro material do jogo.
A trilha sonora é competente. Não vai explodir sua cabeça, mas é boa o suficiente pra um catJAM ou dois.
Só compre se for pra jogar com amigos
Se você possui um grupo de amigos pra jogar, Moto Roader MC é uma boa pedida, mesmo sendo um passo atrás em relação aos antecessores (em especial Moto Roader 2, que melhorou em relação ao jogo original), mas não há um grande incentivo pra jogar single player, a não ser que você queira a platina (e mesmo isso só consiste de jogar em todas as pistas do jogo, não necessariamente terminá-las).
Honestamente, espero que o próximo título da Ratalaika do catálogo da Masaya seja algo mais aproveitável para pessoas que só possuem um controle de PS4 e não possuam amigos IRL pra chamar no momento.
Moto Roader MC está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X | S.
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Esta análise foi feita no PlayStation 4 com uma cópia digital do game gentilmente cedida pela Ratalaika Games.