Sticky Business | Adesivos relaxantes…
20/07/2023Ah, ontem, pelo menos em relação a data em que escrevo essa análise, a Bandai Namco anunciou que vai encerrar os serviços do Gundam Evolution, vulgo Overwatch de Gundam. Somente um ano que o jogo durou. E é por isso que jogos do tipo Live Service são arriscados de se investir seu tempo. Um estalar de dedos e tudo vira pó. E cada vez mais vemos fracassos, sejam gratuitos ou pagos. Quem lembra do mega flop que foi Babylon’s Fall? Foi um fracasso glorioso…Ah, se foi.
Não sei como fazer uma ligação com o jogo de hoje, então vai ser súbito mesmo. As pessoas tem diferentes gostos se tratando de jogos, alguns preferem jogos de ação, outros preferem RPG’s, algumas pessoas jogam jogos de corrida, outros jogam aqueles jogos feitos pra youtubers gritarem (vulgo terror moderninho).
LEIAM – Logicats | Análise
Eu tenho meus gostos, mas eles variam, porque eu tento jogar de tudo. Claro, as vezes topo com jogos mediocres o suficiente pra não renderem piadas (como o Shootvaders, que analisamos há um tempo), mas no geral, tento evitar jogos ruins.
Nem sempre eu consigo, como foi o caso no passado de pragas como Yasai Ninja, Black Legend e Horse Racing 2016… Ainda tremo de terror ao pensar nesse jogo. Mas as vezes surgem jogos que fazem a hora passar voando com a sua simplicidade e jogabilidade tranquila. E um desses casos, é certamente o do jogo de hoje, Sticky Business, desenvolvido pela Spellgarden Games e publicado pela Assemble Entertainment. Quer saber mais sobre? Sigam-me os bons!
Adesivos que mudam a vida das pessoas
Você abriu uma loja de adesivos online, e precisa criar adesivos para vender e faturar… E meio que é isso. Você em si não tem uma história, ou um arco, mas sim é um mero passageiro na vida das pessoas que compram os seus adesivos. O que quero dizer com isso?
LEIAM – F1 23 | O Auge da realidade e emoção
Muitas vezes, os clientes, em seus pedidos, mandam uma mensagem sobre como vai as vidas deles, dicas de adesivos que gostariam de ver na loja, e as consequências que esses adesivos tem nas vidas deles… E é isso.
O jogo não tem uma história prolongada, ao invés disso, através dos adesivos e e-mails, você tem um bocado de mini histórias, que vão sendo desbloqueadas conforme você adiciona adesivos de certas temáticas a sua história.
Crie Adesivos e ganhe dinheiro com isso
No começo, você coloca seu nome e o nome de sua loja, e você é guiado por um (possível) tutorial sobre como funciona o jogo. Você tem alguns modelos e pode combiná-los para criar diversos adesivos. Para poder vender os adesivos, é necessário imprimi-los. Só que pra vendê-los em uma loja online, você precisa de clientes. Esses clientes fazem pedidos e é necessário empacotá-los. Depois de empacotar os pedidos, é necessário enviá-los pelos correios. Quando passamos de um dia pro outro, as vendas se transformam em dinheiro (óbvio) e corações, esses usados pra comprar ilustrações a serem usadas para fazer outros adesivos, e o dinheiro pode ser usado pra aumentar a capacidade da loja, e outros tipos de papel para impressão.
O dinheiro também pode ser usado pra comprar mimos que você pode colocar nas encomendas dos clientes e coisas que você pode usar na embalagem dos pedidos. Já os corações podem comprar também cores para efeitos em alguns adesivos. E esse ciclo é basicamente como o jogo funciona…
E é onde ele brilha, porque apesar de não ser muita coisa em termos de mecânica ou complexidade, a atmosfera relaxante do jogo faz com que o tempo voe com facilidade. Tá certo que pessoas imaturas podem usar as formas de algumas coisas para demonstrar que não saíram da quinta série. Se você acha que isso é uma auto referência… Está completamente certo, porque eu usei dois donuts e uma banana pra produzir um adesivo com formato de pinto.
Enfim, como eu disse, o jogo é relaxante e viciante, eu abri esses dias pra jogar (eu recebi quando o jogo lançou, mas devido a minha Steam se recusar a abrir por dias, eu só pude jogar dia 19), quando fui reparar, três horas tinham se passado. A mesma coisa na madrugada de ontem, fui jogar mais um pouco e outras duas horas se passaram.
Agradável, mas a música fica repetitiva com o tempo
Graficamente, o jogo passa uma atmosfera tranquila, com gráficos simples e sem tantas firulas. E apesar das músicas não serem necessariamente ruins, jogar o jogo por longos períodos de tempo, acaba deixando a música um tanto… Repetitiva. Se tivéssemos mais músicas mudando a cada x dias dentro do jogo, talvez essa sensação de repetição não ficasse tão acentuada.
Conclusão
Sticky Business não é um jogo pra todos. Se você só joga os jogos da moda, ou só os jogos de ação, etc, esse não é um jogo pra você. Mas se você quer uma experiência relaxante, considere dar uma chance, porque é bastante competente no que se propõe… Se você tá com grana curta, talvez numa promoção?
Nota Final: 8,5/10
Sticky Business está disponível no PC, e essa análise foi feita com uma cópia do jogo, fornecida pela Assemble Entertainment.