Taito Milestones 1 e 2 | Clássicos do arcade no seu Switch
14/09/2023Taito Milestones é uma compilação de videogame para Nintendo Switch publicada pela Taito em 2022 para o aniversário da empresa. Inclui 10 dos jogos anteriores da Taito, todos disponíveis como parte dos Arcade Archives que são regularmente publicados no eShop do console.
LEIAM – Sonic Colors | Maratona Sonic
Já no ano seguinte, eles trouxeram mais uma coletânea com o nome de, obviamente, Taito Milestones 2, com mais 10 games clássicos da empresa.
Veja abaixo um pouco sobre esses lançamentos.
Jogos das coletâneas
Acho importante ser bem direto nesse review, afinal, os interessados em jogos retrô no Switch já sabem o que esperar sobre cada game aqui, então vamos focar na performance e apresentação deles.
A lista de ambas as coletâneas é a seguinte:
Taito Milestones:
- Qix
- Space Seeker
- Alpine Ski
- Front Line
- Wild Western
- Chack’n Pop
- Elevator Action
- The Fairyland Story
- Halley’s Comet
- Ninja Warriors
Taito Milestones 2:
- Ben Bero Beh
- Darius II
- Dinorex
- Gun Frontier
- Kiki Kaikai
- The Legend of Kage
- Liquid Kids
- Metal Black
- The New Zealand Story
- Solitary Fighter
Os itens destacados nas listas acima são os que eu considero interessantes de verdade, enquanto o resto é não é tão marcante.
Desempenho e apresentação
O desempenho dos jogos em Taito Milestones 2 é o mesmo já encontrado nos lançamentos individuais desses jogos na forma de Arcade Archives. São emulados com o mesmo emulador da empresa Hamster, que ganhou muito dinheiro publicando jogos antigos de diversas empresas no eshop, desde que o console da Nintendo foi lançado.
Todos são bem emulados, com opções de filtros que deixam a imagem mais borrada ou com scanlines. Achei estranho pois a Hamster ainda coloca as mesmas opções nos menus, mesmo que alguns games não sejam compatíveis com algumas delas.
LEIAM – Taito Milestones | Análise
A opção “wallpaper”, por exemplo, simplesmente não funciona. Existem aqueles que como eu, gostam de botar algo pra preencher o fundo preto, principalmente em jogos verticais, mas não há essa possibilidade aqui.
Aliás, os jogos verticais não possuem opção para jogar em tate mode, que seria virar o Switch na vertical para jogar. Uma pena. Já jogos que usavam mais de uma tela, como Ninja Warriors e Darius II, possuem sua dimensão original, ficando em letterbox para manter as proporções dos pixels.
Já os menus iniciais de ambas as coletâneas é bem simples, com uma tela básica, provavelmente feito no photoshop rapidamente.
Não há extras, como nas coletâneas da Taito para o PS2.
Conclusão
Ambas as coletâneas possuem jogos que podem ser comprados individualmente no eShop do Nintendo Switch. Isto posto, acho completamente desnecessário gastar dinheiro comprando o pacote, a menos que você queira a versão física das mesmas.
Poucos jogos na lista são legais de verdade hoje em dia, e acredito que alguns deles nem na época foram tão bons assim. A Taito era conhecida por lançar muitos arcades, já que foi uma das pioneiras, então é natural que muita coisa seja esquecível mesmo. Caso se interesse por algum jogo na lista, recomendo que compre-o individualmente no eShop, ou vá atrás da coletânea no PS2.
Nota: 6,0
Prós:
- Emulação impecável;
- Controles sem delay perceptível mesmo jogando na TV.
Contras:
- Sem extras;
- Apresentação simplória demais;
- Lista patética de jogos em ambas as coletâneas.
________________________________________________________
Esta análise foi feita com uma cópia pessoal de Taito Milestones e uma cópia de Taito Milestones 2, esta cedida gentilmente pela distribuidora. Ambas estão disponíveis no Nintendo Switch.