Tekken 8 | O Melhor jogo de luta 3D da atualidade
04/03/2024Quando penso em Tekken, logo me vem a mente o meu primeiro contato um dos títulos. O que ocorreu quando ainda criança durante uma volta para casa com minha família. Existia uma casa de fliperamas pelo caminho até o ponto de ônibus e Tekken 2 ressoava em alto e bom som, atraindo os olhares das crianças e adolescentes que por ali passava. Meu irmão e eu ficamos deslumbrados nesse primeiro contato.
Quando Tekken 3 foi lançado, nesse segundo contato o titulo ficou cravado em minha mente como a referência de jogos de luta na vida da minha família, que tinha o vídeo game como um programa familiar. Com Tekken 8 eu tive uma experiência similar com a que eu tive com Tekken 3, onde encontrei mais do que eu realmente esperava encontrar ao ponto de ficar surpreso com o quanto poderíamos nos divertir off-line.
LEIAM – Street Fighter 6 | Será que é tudo isso mesmo?
Claro, ainda tem a questão gráfica que está salta os olhos. Uns anos atrás eu estava olhando para um personagem de braço quadrado e agora estou enxergando as fibras dos músculos do Kazuya. O que inicialmente poderia me preocupar, afinal, só a questão visual não é o suficiente para se sustentar um jogo de luta, mas tive a oportunidade de tirar isso a limpo, pois graças a Bandai Namco Brasil que nos forneceu uma chave de jogo, eu finalmente pude jogar o suficiente e agora me sinto confortável para compartilhar com todos vocês a minha experiência com o titulo.
É hora de combater o sangue demoníaco, me acompanhem!
Um novo capitulo na história de Tekken
Começo abordando que Tekken nunca foi um grande primor no quesito história, alias, eu sempre achei que um fio de história é o suficiente para sustentar um titulo de luta, então quando os estúdios decidem investir um pouco mais de tempo no roteiro, acho ótimo, afinal o universo do jogo passa ser levemente crível.
Tratando-se de Tekken onde temos lutadores extremamente fortes e brucutus entre meio a garotas fortes e seres humanos com sangue demoníaco se enfrentando em um combate pelo destino da humanidade que será decido em um torneio. É preciso dedicar um certo tempo para escrever essa maluquice e ainda deixá-lo com algum sentido.
O fato de Tekken 8 pegar essa trama e elevar a nona potencia torna tudo isso ainda mais divertido de se acompanhar, porque sabemos que a resolução dos problemas será na base do pancadaria, mesmo que existe um exército armado e robôs de combate. Quem se importa, se você for lançado na estratosfera da terra em um combate de vida e morte que decidira o rumo do planeta, tá tudo certo.
Agora se você for alguém que preza por um enredo pé no chão, talvez se incomode, mas eu diria para você abraçar o absurdo e entrar na onda.
O gameplay
Street Fighter 6 entregou em sua sexta edição o controle moderno que fez muita gente torcer o nariz, pois ele simplifica um pouco a mecânica e torna possível atalhos para realização de golpes específicos e até combos. Parece que os produtores de Tekken 8 gostaram disso e resolveram trazer um sistema semelhante e que chama Estilo Especial. O que muda pouco é que o achei um pouco mais limitado se comparado ao controle moderno de SF6, mas ao menos permite quem não é familiarizado realizar combos específicos esmagando um botão ou dois.
O ponto aqui é que apesar dele simplificar esses comandos, você não vai aprender a jogar Tekken 8. Diferente de outros jogos, cada botão corresponde a um membro do personagem (Olha a piadinha de 5º série.) no jogo, e por se tratar de um titulo que combos não faltam para se aprender, pode ter certeza que vale mais a pena investir tempo em tentar aprendê-los e assim criar o seu jeito de jogar com determinado personagem, do que se limitar a ao Estilo Especial.
LEIAM – Mortal Kombat 1 | Reformulando e indo além das expectativas
Testando o Estilo Especial, o jogo fica relativamente fácil de se jogar nos modos off-line mesmo com dificuldade elevada, agora quando levado para o online, você sente logo de cara a diferença ao enfrentar alguém que sabe jogar e conhece os combos do personagem que usa e aqueles que só está macetando dois botões. Independente disso, acho que você deve jogar da maneira que se sentir mais confortável.
Outra novidade que chega em Tekken 8 é o sistema de heat, que é muito eficaz para aqueles que gostam de jogar ofensivamente ou mesmo só usar a barra na tentativa de contornar situações dificeis. No caso, usando a barra de heat você é capaz de dar um golpe pesado que abre a guarda do inimigo, assim dando a brecha perfeita para que você possa puni-lo do jeito que quiser ou mesmo executar um golpe especial mais forte cinemático que quebra a barra por aquele round. Independente do sua forma de jogar, a barra de heat com certeza vai possibilitar que você seja capaz de mudar o rumo de alguns combates.
Conteúdo Off-line aos baldes
O modo história de Tekken 8: O Despertar das Trevas é composto por 15 capítulos e pode ser finalizado em até 3 horas de jogatina. Um tempo relativamente bom, até porque o jogo não perde muito tempo enchendo linguiça e nos coloca rapidamente sobre controle em vários momentos, inclusive um dos capítulos remete ao divertido modo Tekken Force.
E não pensem que acaba por ai, pois você ainda conta com um modo arcade chamado Missão Arcade que funciona como um gigantesco tutorial, onde criaremos um personagem ao melhor estilo avatar do Xbox Live e somos conduzidos por uma história envolvendo a comunidade de jogos de luta e o seu amor por ele. Não é algo profundo, mas sim muito funcional por conta do seu objetivo, que é o de ensinar o jogador a conhecer todos os novos elementos e como se jogar Tekken.
Pode ser uma modalidade que alguns não se empolguem tanto, mas vale a pena investir um tempo nem que seja pra tentar uma platina ou miletada.
LEIAM – WRATH: Aeon of Ruin – OK Boomer (shooter)
Outro modo é o História de Personagem onde podemos jogar com os 32 personagens no torneio King of Iron Fist Tournament (Torneio do Rei do Punho de Ferro) e conhecer cada uma das motivações dos seus personagens que os levaram a entrar no torneio e ainda ser beneficiado com um final animado e sempre bem humorado.
Há também o retorno do saudoso modo Tekken Ball, um modo que nasceu em Tekken 3 e sem dúvida, pelo menos pra mim, foi muito bem recebido como conteúdo nesse oitavo capitulo. Em um momento na indústria em que o conteúdo online é obrigatório, ver o tanto conteúdo off-line entregue de maneira gratuita é quase uma carta de amor aos fãs de longa data.
Batalhe contra fantasmas
Se você chegou a essa parágrafo deve ter notado que Tekken 8 está recheado de conteúdo, principalmente off-line. Dentre esses conteúdos também existe um que eu particularmente gostei muito e se resume a você enfrentar o fantasma de outros jogadores.
Se arriscou no online e enfrentou alguém que lhe bateu como se você fosse um trapo velho? Baixe o fantasma desse jogador e jogue o quanto quiser no modo off-line e aprenda mais do seu oponente. Sem dúvida alguma você ganhará um pouco mais de fibra e coragem para se aventurar pelo modo online, e caso ainda não queira dar esse passo, continue no modo off-line e procure por outros jogadores para enfrentar – Você até pode baixar o fantasma do Katsuhiro Harada, produtor da série Tekken.
Mesmo que esses fantasmas não sejam uma representação fieis do jogador, até porque as reações durante um combate real é diferente de uma reproduzida pela maquina, ainda assim nota-se o quão perceptível os combos e alguns maneirismo utilizados pelo oponente são replicados de maneira muito próximas as habilidades daquele que você enfrentou.
Encarar esses fantasmas no modo Super Batalha com Fantasmas também te beneficiará com cosméticos e roupas dos personagens, o que mais uma vez só expande o fator replay de se jogador off-line.
Escolha a sua trilha sonora
Se o eletrônico moderno de Tekken 8 não lhe agradou, calma, outra possibilidade que o jogo oferece é a de você escolher a trilha sonora dos outros sete jogos da série na aba Jukebox.
Não preciso ne ir muito além para dizer o quão surpreso fiquei ao ver que podemos alterar a qualquer momento pela trilha sonora clássica. É um detalhe pequeno e recorrente no jogos da franquia, mas certamente muito bem-vindo para a comunidade de fãs. Apesar de eu gostar muito da trilha sonora do Tekken 8, eu particularmente não morro de amores por ela.
Funciona muito bem e creio que abraça o contexto de toda a jornada de Jin até o confronto final contra o Kazuya, sempre alternando entre os momentos de tensão para os momentos de calmaria. Mas jogar com a trilha sonora de Tekken 3 é ainda melhor.
Escolha a que mais te agrade e seja feliz.
Personalize como bem quiser
Não é de hoje que a série Tekken implementou um sistema de personalização que permite ao jogador deixar o personagem como bem quiser e até transformar personagens icônicos em figuras conhecidas como Goku entre outros da cultura pop.
Eu não sou lá um cara que investe muito o tempo nessa seção, mas gosto bastante de ter essa ferramenta a disposição. E se por um lado eu não invista muito tempo em personalizar os meus personagens prediletos, por outro é uma ferramenta que a comunidade de Tekken abraça de forma fervorosa, sendo bem difícil não se deparar com personalizações incríveis durante as partidas ranqueadas.
The Tekken 8 customization is so much fun! 🔥❄️ https://t.co/pJZC4kz92r pic.twitter.com/00iHJqFoO3
— 🐉Mortal_Kombat_Addict | Fatalities Daily (@MK_habit_addict) January 28, 2024
O sistema é tão primoroso que muitos jogadores estão investindo um bom tempo nesse modo e recriando versões únicas de personagens, como o Scorpion e o Sub-Zero que pode ser visto no vídeo acima. Se você é um desses que adora um bom sistema de personalização, pode ter certeza que vai estará bem servido em Tekken 8.
Conclusão
Tekken 8 é uma verdadeira carta de amor aos fãs dessa tão icônica série de jogos de luta. Nota-se que ele não foi apenas pensado para o jogador hardcore que vai dedicar toda a sua atenção ao modo online, como também se preocuparam muito com jogador casual.
É muito conteúdo off-line para se investir horas e mais horas sem enjoar. Seja enfrentando fantasmas ou mesmo se desafiando em outros modos arcade e até aprendendo a jogar em sua missão arcade, que também nos presenteia com mais conteúdo cosmético. O que realmente é surpreende, visto que hoje em dia muito jogos simplesmente entregam muito pouco e ainda lhe cobram por itens cosmético, enquanto Tekken te entrega muito conteúdo de forma gratuita.
Pode parecer até um pouco de exagero, mas é um dos poucos jogos em que não encontrei nenhum problema durante as minhas 22 horas de jogatina no Series S. Não me deparei com quedas de frame ou mesmo problema durante as partidas online, sempre encontrando partidas rapidamente e que se mostraram estáveis o tempo todo. Quanto a questão gráfica, mesmo com a limitação do console Series S ele consegue ser ainda mais bonito que outros jogos que chegaram ao console.
Dito isso, ouso dizer que Tekken 8 é um dos melhores jogos 3D que eu joguei. Ele entrega muito conteúdo no jogo base e ainda diversifica o seu gameplay com novos sistemas que agradará aqueles curiosos pela franquia e não te cobram a mais pela grande quantidade. O que é realmente surpreendente. Se cabe reclamar de algo, certamente é o fato de que o nosso saudoso capoeirista Eddy Gordo foi anunciado como DLC, mas nem isso é capaz de tirar o brilho do titulo.
Nota Final: 10/10
Tekken 8 está disponível para os consoles Xbox Series S|X e PlayStation 5 por R$ 349,90 e para o PC na Steam por R$ 269,90. Sei que é um valor relativamente alto, mas olhando para a quantidade de conteúdo, certamente é um titulo que vale a pena guardar uma grana para comprá-lo, pois vai lhe entreter por muito tempo.
_______________________________________________
Esta análise foi feita com uma chave digital de Xbox Series S| X cedida gentilmente pela Bandai Namco.