RKGK / Rakugaki | Análise
04/06/2024Rakugaki é um jogo de plataforma 3D que se faz valer de diversas inspirações como animes e games, principalmente dos anos 90 e 2000. Suas influências não se limitam a um jogo só, mas de cara vemos que muito do estilo visual e de gameplay tem como base clássicos como Jet Set Radio (Sega, 2000), e seu visual futurista que se inspira em diversas coisas, como Evangelion e outros animes.
Ainda assim, a Wabisabi Games não é um estúdio oriental. Sua base é na Cidade do México, então é natural que muitas influências orientais sejam as mesmas que as nossas, pois crescemos num grande polo chamado comercialmente de LATAM, onde tudo era vendido e exibido meio que igualmente entre todos os países abaixo dos EUA.
História
Em RKGK (lê-se “Rakugaki”, que é uma gíria em japonês para “rascunho” ou “grafite”), jogamos com Valah, uma tomboyzinha que lidera o grupo de resistência às grandes corporações chamado Rakugaki.
Seu objetivo é passar por vários locais de Cap City e pintar os telões espalhados pela cidade pelo tal do Sr. Buff, um empresário maligno que está usando esses painéis de LCD gigantes para transformar pessoas em escravos / NPCs.
Gameplay
Como falei na introdução, Rakugaki lembra vagamente Jet Set Radio, no que tange ao fato de que você deve andar pelo mapa grafitando pontos específicos, mas o jogo tem uma estrutura bem mais linear, como um jogo comum de plataforma.
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RKGK tem à sua disposição um robozinho que pode ajudá-la em alguns ataques, além de que ela mesma também pode deslizar mais rapidamente usando a tinha de suas latas de spray. Não só isso, mas o robozinho também te permite flutuar por um tempo, permitindo acesso à plataformas mais distantes.
Isso, quando somado ao pulo duplo, faz com que Valah alcance áreas mais separadas. Típico de jogos de plataforma 3D, mas bem satisfatório.
O combate de RKGK se dá com um ataque normal com o botão de ataque, que pode ser usado pra combos. Inclusive, toda estrutura de plataforma me lembra as fases de desafio de Super Mario Odyssey (Nintendo, 2017) ou até jogos mais antigos como Jak and Daxter: Precursor Legacy (Naughty Dog, 2001) ou Ratchet & Clank (Insomniac, 2002). A diferença é que as fases são mais curtas.
Isso é bem doido, pois todo o marketing me levou a crer — e isso talvez tenha sido culpa minha — que o game era bem estilo arcade e não um game de plataforma mais padrão. Fico feliz com o resultado pois gosto de ambos os gêneros, mas tenho uma queda maior para jogos desse último estilo citado.
E apesar de não ser bem estilo Arcade, o game te seduz a refazer as fases com melhor tempo ou pegando todos os itens, te premiando com rankings maiores e mais conteúdos desbloqueáveis.
Conclusão
RKGK / Rakugaki é uma grata surpresa de um estúdio latino, que assim como nós, sabe muito mais que os americanos sobre como imitar perfeitamente a estética japonesa em jogos.
Seu visual lembra um mix de diversos games e animes futuristas, mas se assemelha muito também a jogos como Cyberpunk 2077, tanto na ambientação quanto na trilha sonora, que é repleta de canções techno compostas exclusivamente para o jogo.
Seu estilo de arte também é competente, com personagens bem animados, tanto durante o gameplay, quanto nas cutscenes animadas em 2D.
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Rakugaki foi considerado um jogo indie, mas com um aporte de 10 milhões de dólares da Riot (mesma de League of Legends) e publicado pela Gearbox, não podemos realmente considerá-lo um esforço feito com pouco investimento.
Ainda assim, ele não se prende às amarras e armadilhas de outros games com orçamento menor ou aos OUTROS problemas que tanto mancham jogos de orçamento MAIOR, como lootboxes, microtransações e outras besteiras usadas pra prender a atenção do jogador.
Com controles excelentes e loop de jogabilidade muito gostosinho, RKGK é uma ótima surpresa para esse ano, e esperamos que a Wabisabi Games nos presenteie com mais ideias boas assim.
Nota: 8,0 / 10
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Esta análise foi feita com uma cópia do game cedida gentilmente pela produtora do jogo.
RKGK / Rakugaki está disponível, por enquanto, apenas no PC.