Shin Megami Tensei V Vengeance | Análise
04/07/2024Após 3 anos do seu lançamento no Nintendo Switch, Shin Megami Tensei V finalmente deixa o console da Nintendo e ganha conquista outras plataformas que ansiavam por jogá-lo em algum momento. Não só isso, ele chega recheado de grandes novidades, o que por si só trouxe sorriso ao rosto dos fãs do titulo original.
Com melhorias e inclusive uma nova história para somar-se a enredo original. Algo que tem sido uma pratica comum feita pela Atlus nos últimos tempos com títulos que fizeram sucesso, onde seus jogos recebem versões turbinadas após algum tempo do lançamento e substitui o lançamento original.
Por agora fica a pergunta, será que essa nova versão cumpre o papel de ser a versão de definitiva de um jogo que é considerado por muitos, um dos melhores RPG dos últimos tempos?
Bem, vamos descobrir juntos isso. Evoque seu demônio e me acompanhe até o Da’at.
O cânone da Vingança
Se você finalizou a versão original do Nintendo Switch, para a sua alegria ou de todos, você poderá logo no início escolher qual trama que você quer iniciar. Uma das escolhas nos leva a história original que é aqui é chamado de o cânone da criação e a outra para a nova trama, aqui intitulado de cânone da vingança. Obviamente que se você não jogou o primeiro titulo a escolha da trama original parecer o caminho mais correto, e ouso dizer que escolha o que o seu coração mandar nesse sentido.
Ambas as tramas são muito boas, mas a nova é certamente muito mais atraente no que toca a desenvolvimento narrativo, e até introduz novos personagens e inimigos que vão surgindo a medida que se avança na trama, que passa a ganhar uma forma cada vez mais intrincada. O protagonista continua sendo Nahobino, que é a fusão de um estudante com um protoinfernante chamado Aogami, e que agora contara com novos aliados e centenas de novos demônios para enfrentar e recrutar durante toda a jogatina, mas dessa vez conseguindo dar um espaço maior para outros personagens em sua trama.
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Para tornar essa vingança ainda mais apetitosa, o mapa também ganhou grandes melhorias como trilhas de Magatsu escondidas, e que quando encontradas permite que possamos usá-las como atalhos ou chegar em áreas escondidas pelo mapa, e com muitas delas nos levando a inimigos diferentes ou itens raros como certas essenciais de demônios.
O mapa do jogo acabou ganhando uma nova dimensão com essas melhorias, o que torna a exploração algo ainda mais prazeroso de se realizar. Era bom antes, agora ficou bem melhor, principalmente com a possibilidade de se salvar a qualquer momento.
Não é força e sim estratégia
Talvez uma das maiores lições que Shin Megami Tensei vem nos ensinando ao longo dos jogos é que ele não pode ser resolvido na base da força, é preciso explorar fraquezas e ter consciência do time que você está montando. Eu sei que recrutar o máximo de demônios que encontrarmos pelo caminho pode ser divertido, mas manter um time onde todos compartilham de um determinada característica assim como da mesma fraqueza é algo péssimo.
E nesse sentido SMT V Vengeance vai te punir por todo o vacilo que você der nesse sentido, então apesar da possibilidade de salvarmos a qualquer momento, isso não te impedirá de ver varias vezes a tela de Game Over durante a jogatina.
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Por vezes eu simplesmente acabei sendo dizimado rapidamente mesmo com um time de demônios mais fortes do que os inimigos que eu enfrentava, isso porque a IA ataca diretamente as nossas fraquezas, o que torna até mesmo o ato de grindar uma experiência desafiadora mesmo lidando com inimigos mais fracos. Esse elemento do jogo é algo que nos permite ganhar pontos de pressão durante o turno, ou seja, se acerto a fraqueza do inimigo eu ganho mais uma chance de atacar novamente. O que é ótimo, se isso também não valesse para o inimigo.
Essa característica da jogabilidade de Shin Megami Tensei é algo que torna a experiência muito desafiadora e divertida. Por se manter como um jogo de RPG de turno, ele tenta força a entender o sistema de buff e debuffs e criar a melhor estratégias para ganhar pressão e punir os o inimigos, ou mesmo se defender para que possamos quebrar a pressão que o inimigos esteja aplicando ao nosso time.
Apesar de parecer complexo, posso dizer que Shin Megami Tensei V Vengeance é menos cruel do que o seu irmão mais velho, SMT3.
Um jogo de visual belíssimo e com uma trilha sonora inesquecível
Shin Megami Tensei V é um jogo muito bonito no Nintendo Switch, mas quando você o vê rodando em uma resolução maior, ai você tem certeza de que não pouparam esforços nos pequenos detalhes. É ridiculamente bonito SMTV Vengeance. Não só isso. Cada criatura que você encontrará ao longo da jogatina é bem construída e animada. Enquanto no Switch era perceptível as quedas de frames dependendo da distancia que você estava ou alguma granulação, aqui as animações continuam fluidas mesmo em uma resolução muito maior e FPS alto.
Claro, acho que não cabe a comparação em termos de hardware, só que rodando em um Series S essa diferença fica ainda mais evidente. Percebe-se que houve todo um cuidado para que ele oferecesse uma belíssima experiência visual, o que faz com que essa versão realmente seja a definitiva.
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São diversos detalhes de partículas nas magias, e como alguns demônios assim como Nahobino possuem habilidades exclusivas que possuem toda uma cinemática para suas execuções, a experiência de assistir isso sendo realizado é ainda mais prazerosa. No combate com os chefes do jogo não poderia ser diferente, com vários deles sendo figuras distinta e com magias que são um deleite para qualquer amante de anime de luta e magias gigantescas.
Tudo isso embalado por uma trilha sonora que também ganhou um tapão e está ainda muito, mas muito melhor do que sua versão original. Seja durante as batalhas ou mesmo em outros mapas, tudo funciona tão bem e de forma coesa, que toda batalha é uma experiência memorável.
SMT V Vengeance melhora muita coisa em termos de visual, trilha sonora e também traz uma visão por cima do cenário, o que facilita identificar pontos que você ainda não havia explorado antes. Não é algo que eu reclamaria, mas quem for mais chato pode achar que mata isso afeta um pouco da visão artística pensada originalmente. Particularmente raramente faço uso, mas não nego que se você tá perdido, ela auxilia.
Quer conteúdo? então toma conteúdo
SMT V Vengeance tem muito conteúdo para você curtir se não quiser ir direto para as missões principais do jogo e ficar fortão. Ele não te oferece Biotônico Fontoura, mas tem entrega centenas de missões paralelas e desafios opcionais, alguns deles da DLCs que antes era vendida separada do jogo original, mas que encontra-se disponível no jogo base.
Há muitas delas bem interessantes para realizarmos, outras nem tanto, mas cumpre a função de estender ainda mais o nosso tempo com o jogo. Muitas delas servem para contextualizar as regras daquele universo em que demônios e anjos estão se digladiando em nome do seu salvador, seja ele Lúcifer ou Deus. Enquanto do outro temos demônios querem apenas voltarem a ser louvados, e entremeio a eles existem o querem viver a sua vida enquanto o parquinho pega fogo.
De qualquer modo essas missões adicionem ainda mais tempo de jogo para você gosta de um bom RPG de turno e gosta de grindar. Há também os abcessos, que são núcleos de demônios concentrados e que a medida que os derrotamos, desbloqueamos novas habilidades para Nahobino e isso permite que você personalize e molde os atributos ao seu gosto, assim como o uso de essenciais que vão permitir que você transfira habilidades ou mesmo absorva bloqueios.
Um detalhe que eu gostei ver nessa versão foi um que envolve desafiar demônios poderosos, e fazendo essas missões podemos enfrentar figuras conhecidas do universo de Shin Megami Tensei.
Conclusão
É louvável como SMT V Vengeance melhora muito o seu conteúdo original e ainda oferece uma nova experiência narrativa com o cânone da vingança. O hype criado com todos os pequenos vídeos e novidades que foram divulgados antes do seu lançamento foram correspondido com o produto final que nos foi entregue.
SMT V Vengeance é a versão definitiva que os fãs esperavam, entrega a experiência máxima que um RPG de turno de uma franquia tão famosa poderia oferecer. Ele vai te garantirá horas e mais horas de jogatina e até mesmo um replay, visto que poderá conhecer o modo original ou o novo, faça no seu tempo. Para quem não havia jogado o primeiro titulo, SMT V Vengeance é certamente uma compra obrigatória, pois o seu sistema de batalha apesar de turno, permite você avançar ou mesmo automatizar, o que agiliza o processo de grindar.
O único pecado cometido aqui pela Atlus foi com os fãs do Nintendo Switch, responsáveis pelo sucesso do titulo original, mas que infelizmente agora são forçados a comprar o novo jogo a preço cheio porque o original foi removido da loja.
No mais, SMT V Vengeance é um titulo obrigatório a todos os fãs de um bom jogo de RPG e serve como porta de entrada para aqueles que ainda não jogaram nenhum titulo da famosa série da Atlus.
Shin Megami Tensei V Vengeance está disponível para Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Xbox Series X e Series S.
Nota: 9,5 / 10
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Esta análise foi feita com uma chave digital de Xbox Series S cedida gentilmente pela Atlus.