Tomba! Special Edition | Análise

Tomba! Special Edition | Análise

11/08/2024 0 Por Diogo Batista

Falar de TOMBA! Special Edition é retornar ao passado e relembrar como foi divertido controlar esse personagem de cabelo cor-de-rosa em um mundo tomado por porcos humanoides em um jogo 2.5D. Esse é o tipo de experiência que você não esquece tão fácil, então ter a oportunidade de ver esse titulo sendo relançado para algumas plataformas modernas é no mínimo surpreendente.

Gosto dessa leva de jogos que estão sendo resgatado e sendo relançados para os consoles modernos, pois, visto que muito desses títulos estavam praticamente condenados ao esquecimento, então vê-los ganhar sobrevida pelas mãos da Limited Run Games é maravilhoso e possibilita que pessoas velhas, como eu,  possa jogá-los com seus filhos esses jogos que fizeram parte de nossa infância.

LEIAM – PO’ed: Definitive Edition | Análise

E convenhamos, é muito provável que TOMBA! não agrade a todos os consumidores de jogos eletrônicos dos dias atuais, mas ele tem um papel importante para a história dos jogos e merece que mais pessoas o conheçam. Dito isso, graças a Limited Run Games que cedeu uma chave para a produção dessa análise, eu os convido a conferir como foi a minha experiência ao rejogar esse clássico do passado, só que dessa vez em um Nintendo Switch.

Bora!

Reprodução – Limited Run Games/ Whoopee Camp

O passado é agora

TOMBA! foi desenvolvido pelo estúdio Whoopee Camp e o titulo foi publicado exclusivamente para o PlayStation no de 1997. Naquela época era bem comum que estúdios se arriscassem mais ao tentar criar uma experiência diferenciada, e com TOMBA! não foi diferente.

O responsável por TOMBA! é ninguém mais que Tokuro Fujiwara, um ex-funcionário da CAPCOM e que se fez presente na vida de muito de nós nos anos 90, pois produziu e dirigiu centenas de jogos da empresa, como Demons Crest, Mega Man (vários das franquia clássica), The Great Circus Mystery starring Mickey & Minnie (Jogaço), Resident Evil (Como produtor), mas decidiu deixar a empresa em 1995 por almejar criar titulo originais, e foi ai que surgiu TOMBA.

Com uma premissa simples, onde Tomba (ou Tombi, como ficou conhecido na versão europeia) personagem que dá nome ao jogo, tem a missão de recuperar o bracelete de seu avô que foi roubado por porcos antropomórficos. Essa desculpa para uma aventura nos levava a um jogo 2.5D que mescla pixel e cenários em 3D, mas com muita personalidade própria e um mundo quase aberto a ser desbravado.

LEIAM – Kunitsu-Gami: Path of the Goddess | Análise

Nessa busca por um diferencial ele insere uma mecânica de troca de plano em que o personagem precisa ter acesso ao plano de fundo. É muito bom ver como o cenário é vivo e sempre tem algo acontecendo ao fundo ou alguns elementos e criaturas que são parte do ecossistema de cada uma das fases. Ele também traz missões paralelas que garantem novos itens e habilidades ao personagem.

O combate em si consiste na maior parte do tempo em saltar em cima do inimigo e atirá-lo contra outros inimigos ou objetos, e apesar do protagonista possui uma arma inicial, mais a frente você adquire um bumerangue e vários itens que vão garantir habilidades extras a Tomba. Como uma maça de espinhos inicial, você pode escalar áreas elevadas, e mais a frente conseguimos um gancho, além de novos itens que vão adquirindo, como um guarda-sol que faz com que consigamos planar durante quedas.

Tomba! Special Edition

Reprodução – Limited Run Games/ Whoopee Camp

O presente é agora

TOMBA! Special Edition chega com conteúdo extra para os consoles modernos, além da opção de alterar a resolução,  o jogo oferece um museu com vários vídeos conteúdo, desde documentos com rascunhos originais, modelos de logo, capas e uma entrevista com Tokuro Fujiwara, onde conta sobre a fundação do Whoopee Camp após sua saída da Capcom e informações relacionadas ao desenvolvimento do jogo.

Outra adição é um reprodutor de musica onde podemos ouvir toda a trilha sonora de Tomba, que é simplesmente maravilhosa. Sem dúvida é um opcional que vale muito a pena dedicar um tempinho e ouvir a trilha sonora do jogo. Talvez a única parte ruim seja que não tenhamos a musica “North and South” da boyband No Sweat que é cantada na  introdução da versão europeia ou a música “Paradise” da versão japonesa e que é cantada pelo grupo Tokyo Q Channel. Muito o provavelmente o motivo para terem ficado de fora seja questões autorais, mas seria uma baita adição para os fãs.

LEIAM – Final Stardust: Cosmic Nexus – O raríssimo exódia OCG não-roguelike

Uma novidade bem legal inclusa nessa nova versão do jogo é uma aba de missões ativas que é descrita como evento, algo que não tínhamos no original, o que agregou muito, pois é bem fácil esquecer qual evento ativo ainda não tínhamos ainda concluído. Para acessá-la é bem simples, você precisa pausar e checar na aba evento. Levando em conta que existe vários caminhos secretos que desbloqueia outros eventos, essa aba acaba sendo uma ferramenta muito útil para quem gosta de fazer tudo em um jogo.

Concluindo

Tomba! Special Edition segue sendo o mesmo jogo de 1997, mas com as novas adições tem tudo para agradar ao público casual moderno que não está lá muito inclinado a muitos desafios e os velhos ranzinzas. É um jogo muito divertido e com uma trilha sonora bem agradável. Seria incrível ver uma versão nova e totalmente repaginada dos dois jogos, mas como isso não parece que acontecerá tão cedo, então posso dizer que Tomba! Special Edition consegue saciar a saudade dos fãs.

Não tive qualquer problema jogando no modo portátil ou no dock do Nintendo Switch, e tudo correu de maneira satisfatória. É sem dúvida um jogo que vale a pena ser jogado nos dias atuais, então se você nunca jogou Tomba, acho que agora é o momento, pois a Limited Run Games anunciou que Tomba! 2: The Evil Swine Return chegará aos consoles em 2025.

Essa versão não só entrega o conteúdo clássico, como também adiciona extras bem legais e ainda localiza em português, mesmo sendo de Portugal, o que sem dúvida possibilita que mais pessoas possam se interessar pela obra.

TOMBA! Special Edition está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5 e Nintendo Switch.

Nota: 8/10

_____________________________________________________________________
Esta análise foi feita com uma chave digital para Nintendo Switch cedida gentilmente pelo distribuidora do jogo.

Tomba! Special Edition

Reprodução – Limited Run Games/ Whoopee Camp

Tomba! Special Edition

Reprodução – Limited Run Games/ Whoopee Camp