Cosmic Paradox: Noire | Você está de sacanagem comigo

Cosmic Paradox: Noire | Você está de sacanagem comigo

25/09/2024 0 Por Geovane Sancini

Você já parou em determinados momentos, quando coisas acontecem e fazem com que você repense todas as suas escolhas da vida? Tipo a Ubisoft, menos de 24 horas depois do anúncio de Ghost of Yotei, decidiu adiar Assassin’s Creed Shadows pro dia 14 de Fevereiro. E com as várias tretas do jogo, é provável que a data em fevereiro seja uma oportunidade de usar o mês como um escudo a críticas (Fevereiro é o mês da história negra nos EUA), como todos os covardes fazem. Afinal, se você não gosta do jogo do Samurai Negro lançado no mês da história negra, você é todo ista e fóbico sob a luz do sol.

Eu mesmo já tive vários momentos em que questionei minhas escolhas de vida, como a vez em que numa freada de van, eu fui parar de cara na saia da menina que eu tinha crush na quarta série. É uma história engraçada, tanto eu quanto ela fazíamos parte do pelotão da bandeira da escola e íamos (o pelotão da bandeira e alguns professores) a um evento na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. A conversa ia normal entre os alunos, até que momento de transito, numa freada, eu acabei indo parar com minha cabeça na saia de uma das meninas, justamente a que eu tinha crush. Obviamente, a risada foi geral. Agora você se pergunta, o que isso tem a ver com escolhas? A resposta? Como eu era o melhor aluno da escola, eu fui parar no pelotão da bandeira (O que significava chegar 15 minutos antes toda quarta-feira pra execução do hino, por conta de ter que fazer umas coisas e no caso, era eu quem portava a bandeira do Brasil.).

Existem outras coisas que fazem você questionar as suas escolhas, como jogos. Alguns jogos fazem você pensar… Como esse jogo foi parar na minha mão? Por quê eu comprei isso? E existem jogos que fazem você questionar sua existência. O jogo de hoje veio da produtora AutoSlavic, responsável pela trilogia Space KaBAAM, três dos shooters mais boçais já produzidos e que fazem Shootvaders: The Beginning parecer um shooter da Cave. Bem, disponível para PS4 e PS5, a AutoSlavic lançou o primeiro capítulo da quadrilogia Cosmic Paradox, intitulado Cosmic Paradox: Noire. E bem… Vamos lá… *Suspira, resignado*

 

Como?

No evento conhecido como “A Primeira Fenda”, as dimensões N737 e T415 colidiram, criando uma linha do tempo despedaçada. À medida que essa nova existência lentamente começou a tomar forma, o que nunca deveria ter sido agora se tornou realidade. O Vex Accord e o Oronix Empire, ambos conquistadores destinados a um universo próprio, agora estavam diante de uma questão eterna. Eles seriam capazes de coexistir?

As três fases do jogo (sim, 31,90 por um shooter com TRÊS FASES) tem uma intro em texto um tanto boçal que faz tanto sentido quanto o texto de sumário disponível nas lojas online (lojas, no plural, porque existe uma possível versão de Steam). Sim, eu sei que roteiro não é vital em shmup, mas se você vai colocar uma desculpa, ao menos faça ela fazer algum sentido.

Tédio e Platina fácil

Esse é um texto curto. A questão é, você já jogou Galaga? Então você manja como Cosmic Paradox Noire funciona. Em uma tela estática, mate todos os inimigos e evite morrer. A diferença é a falta de criatividade nos padrões de ataque, e o fato de que temos escudo e o modo Rampage (que faz sua nave atirar mais rápido), além da sua nave ter uma hitbox imensa.

Obviamente você não morre em um tiro, pode recuperar HP durante as fases, e o jogo tem uma unidade monetária, usada pra comprar upgrades pra sua nave. Cada uma das três fases possui o modo campanha, e o sobrevivência, sendo que o sobrevivência é desbloqueado após terminar a fase normal. Pra platinar, é fácil, basta grindar no modo sobrevivência da primeira fase pra comprar todos os upgrades, depois o resto fica mais fácil, com o processo todo levando menos de uma hora.

Uma melhora em relação a Space KaBAAM, acho

Graficamente, é uma leve melhora em relação a trilogia Space KaBAAM, e de fato, os cenários são melhores… Só que a nave… E os inimigos… Er, não. Nãããão. Definitivamente não. São feios de doer. Os sprites dão um clima extremamente amador ao jogo.

A trilha sonora e efeitos são passáveis, mas é isso. Nada demais, mas não te irrita. Pena que o jogo é um tédio.

Não jogue

Odeio ter que ser esse tipo de cara, mas Cosmic Paradox Noire é um jogo descartável, especialmente considerando o preço cobrado… Um shooter estático precisa de mais coisas pra chamar a atenção, e existem jogos melhores e mais baratos no PS4 ou outras plataformas.

Nota Final: 4/10

Cosmic Paradox: Noire está disponível para PS4 e PS5, com uma versão de PC a caminho, e essa análise foi feita com uma chave de PS4 cedida pela AutoSlavic.