The House of Da Vinci 3 | Homem burro vs Quebra-cabeças
06/10/2024Boy, as coisas não estão boas pra Ubisoft. A empresa tem enfrentado críticas pesadas a Assassin’s Creed Shadows, e detalhes vazados sugerem que o protagonista teria sido alterado por conta da tensão racial nos EUA em 2020… Sim, aparentemente temos Yasuke no jogo não porque seria uma boa ideia ter um personagem elusivo do período dos estados em guerra no Japão, mas a… Enfim, vocês sabem. Mas como se a papagaiada de Assassin’s Creed Shadows e o fiasco nas vendas de Star Wars: Outlaws, que aparentemente vendeu um milhão de cópias não tivesse sido suficiente, temos um fiasco novo (mas não necessariamente novo) na conta da Ubisoft.
Lembra do fiasco que foi Skull & Bones? O primeiro AAAA da indústria dos games? Jogo que ficou no purgatório por 10 anos e foi celebrado por ninguém, sendo considerado mais um Ubislop, sendo inferior a Assassin’s Creed: Black Flag? Pois é, relatos sugerem que Skull & Bones teria custado 850 MILHÕES de dólares. Com fiasco atrás de fiasco, controvérsias e executivos se recusando a assumir a culpa, a Ubisoft pode estar a beira da falência e é especulado que a Tencent e a família Guillemot estão negociando a venda da Ubisoft para a gigante chinesa. E o ano da Ubisoft tinha começado relativamente bem com o Prince of Persia: The Lost Crown…
Eu curto adventures point’n click. Especialmente quando focam em puzzles, talvez pela minha predileção por jogos de objetos ocultos. Esse tipo de jogo me faz parecer mais inteligente do que eu realmente sou. Uma outra coisa que sou “fã”, é começar séries de jogos por qualquer outro título que seja o primeiro. É uma coisa que faço desde que me entendo por gente… Não, sério, parando pra pensar, toda minha vida se resume a começar franquias por jogos que não seja o primeiro.
Obviamente, é claro que cai nas minhas mãos, um jogo que cumpre esses dois requisitos. A série The House of Da Vinci é criação do estúdio eslovaco Blue Brain Games, que obteve financiamento para o jogo original num kickstarter e foi lançado em 2017 para Android e iOS, contando com versões adicionais para PC e consoles posteriormente, com as versões de Playstation e Xbox sendo as mais recentes. Como todo jogo relativamente bem sucedido, continuações foram feitas, com The House of Da Vinci 2 saindo em 2019 e The House of Da Vinci 3 saindo originalmente em 2022. E dois anos após o lançamento original, The House of Da Vinci 3 chega ao Playstation e ao Xbox. Confira nossa análise.
O fim da jornada de Giacomo
The House of Da Vinci 3 começa no momento em que o segundo jogo termina, com o protagonista Giacomo, pupilo e amigo de Leonardo da Vinci sofrendo um ataque de misteriosos bandidos. Após esse ataque, ele deve desvendar uma conspiração que ameaça o tempo.
A história de House of Da Vinci 3 não é necessariamente o ponto forte, já que ao contrário de point’n clicks como Deponia, ou mesmo os adventures de objetos ocultos, onde o foco é a história, House of Da Vinci (a série) foca no aspecto de Escape Rooms, Salas de Fuga, onde o jogador deve resolver quebra-cabeças para ir ao próximo ponto da história. E a série The House of Da Vinci usualmente é comparada com a série The Room, mas tem sua diferença, no caso a belíssima ambientação do período da Renascença.
Use seus neurônios
Apesar dos gráficos tridimensionais, The House of Da Vinci 3 não tem navegação livre em 3D, com ela sendo em trilhos, você navegando por partes com auxílio do ponteiro e dando zoom em partes do mundo que é possível interagir. Se você se sente burro, o jogo possui um sistema de dicas, e a Blue Brain também disponibilizou um detonado completo no Youtube deles. E o jogo está localizado em português, ajudando bastante as pessoas que não querem aprender um idioma novo.
Para esse terceiro jogo, a Blue Brain deixou o progresso do jogo mais fluído, tornando a jogatina linear e intuitiva. O inventário do jogo é limitado e assim que você utiliza um item no lugar pretendido, ele desaparece, e assim que você termina de fazer tudo numa área, não é possível retornar, incentivando o jogador a seguir em frente. Aliás, uma vantagem por exemplo em relação ao original de celulares, é obviamente o tamanho de tela, com o jogador podendo enxergar mais e melhor.
Os quebra-cabeças são o ponto alto do jogo, com tipos diferentes de puzzles, e muitas vezes puzzles interligados com a exploração. Como por exemplo, você precisa de uma alavanca pra resolver um quebra-cabeça, pra isso, vai em outra área, pegue o item. Se por um lado, soa como fetch quest, por outro, é esperado do gênero.
Conclusão:
Com gráficos decentes, uma trilha sonora adequada e uma jogabilidade fluída, The House of Da Vinci 3 é um excelente título para fãs de adventures e Escape Rooms, provando que a Blue Brain Games mantém o retrospecto positivo da série, e colocando expectativas para o porte em VR do primeiro House of Da Vinci, e para o próximo título da produtora, The House of Tesla.
Nota Final: 8,5/10
The House of Da Vinci 3 está disponível para Android, iOS, PC, Nintendo Switch, Playsation 4, Playstation 5, Xbox One e Xbox Series X|S e essa análise foi feita com uma cópia de PS4 fornecida pela Blue Brain Games.