Funko Fusion | Análise

Funko Fusion | Análise

14/10/2024 0 Por Diogo Batista

Funko ao longo dos anos se tornou uma febre, muito  mais com adultos do que propriamente as crianças. Eu no caso nunca morri de amores e sequer comprei uma dessas criaturas cabeçudas. Só que ao ver que um jogo estava sendo desenvolvido, logo me animei, afinal,  Funko se sustenta exclusivamente sobre marcas famosas da cultura pop. O que será que poderia ser feito em cima disso e ainda se conectar a esses bonecos cabeçudos de vinil.

LEIAM – Mortal Kombat 1: Reina o Kaos | Análise

Com essa premissa nasceu Funko Fusion, um jogo que explora essa brincadeira com filmes famosos e desenhos animados e tenta criar uma experiência só sua. E como todos sabem, eu adoro um bom filme, logo fui totalmente capturado pela proposta, então cá estou trazendo a você a minha experiência com esse jogo que promete ser uma experiência bem humorada.

Traga seu boneco cabeçudinha e me sigam pelo universo da fantasia.

Reprodução: 1010 Games LTD.

Centenas de Cabeçudinhas

Funko Fusion tem uma premissa simples e quase bobinha, onde um vilão surge na fabrica de vinil que fabrica esses bonecos e ataca o rei Freddy e coloca em perigo todo o reino de WonderWorld, então cabe a nós no controle dos personagens de diversos filmes, entre eles os iniciais Jurassic World, Scott Pilgrim contra o Mundo, Umbrella Academy, The Thing (O Enigma de Outro Mundo) e Hot Fuzz (Chumbo Grosso), coletar as coroas que foram espalhadas durante o confronto com o vilão e salvar aquele universo e o equilíbrio dele.

LEIAM – Super Mario Wonder: Uma Odisseia Elefantástica pelo Reino dos Cogumelos

Compreendendo que o objetivo é salvar o mundo e encontrar as coroas que estão espalhadas no universo do filme, agora nos resta realizar puzzles e lidar com vários inimigos. Nada espetacular, mas ainda assim que se mantem interessante que se sustenta por algumas horas. A trama também conta com alguns bons momentos em que podemos ver o vilão Eddy transformar os inimigos em criaturas quase zumbis, e são bem legais de se ver.

Depois dessa introdução, podemos escolher as histórias que queremos jogar, e uma vez escolhida, você só sairá dela após o termino. O que é um tanto chato, visto que engessar a possibilidade de alternarmos entre elas seria muito mais palatável para os fãs.

Funko Fusion

Reprodução: 1010 Games LTD.

O Mundo Maravilhoso

Funko Fusion tem um visual interessante e a maneira como a história se desdobra realmente nos prende por algum tempo, mas ele peca em alguns aspectos seja pelos comandos que são um pouco confuso na hora de alterna-los ou a impossibilidade de sairmos das fases que escolhemos.

Levando em consideração que o jogo em si, conta com centenas de filmes licenciados, acabamos por criar uma expectativa um pouco elevado em termos de maneira como esse material será reverenciado pelo jogo, mas adianto que ele não ousa muito e se restringe apenas a questões visuais e situações mais famosas, pelo menos em filmes como Jurassic Park. O que é realmente uma pena.

LEIAM – Dead Rising Deluxe Remaster | Análise

Quanto a questão de jogabilidade, ele não inova, trata-se de um jogo de tiro em terceira pessoa até que competente e que funciona como deveria funcionar. Sua trilha sonora também funciona muito bem e consegue criar ótimo momentos durante os combates ou momentos importantes do jogo.

Funko Fusion também contará com DLCs e bastante conteúdo, então podemos dizer que existe todo um projeto por parte da 1010 Games LTD. de alimentar o jogo por um longo tempo. O que torna uma escolha acertada se você realmente aprecia a proposta do jogo de ser uma biblioteca digital de paródias de franquias famosas de filmes.

Funko Fusion

Reprodução: 1010 Games LTD.

Conclusão

Funko Fusion não recria a roda e também está longe de replicar o sucesso que LEGO tem feito há mais de 20 anos nos vídeo games. Se em LEGO podemos nos divertir e dar boas risadas em função do humor leve, no outro temos Funko Fusion que sustenta quase que exclusivamente em cima da ideia de brincar com personagens de filmes em suas versões cabeçudas, mas sem a mesma irreverencia.

Não que o jogo seja ruim, está longe disso, mas ele vai se tornando um pouco cansativo por conta de puzzles que são extremamente fáceis e o combate que é se repete a exaustão. Tínhamos muito potencial aqui, muitas ideias poderiam ter sido empregadas. Ele tem vários coletáveis em suas fases, o que pode aumentar o tempo de jogatina, mas a medida que avançamos fica a sensação de que estamos diante de mais do mesmo, mas com novos personagens.

Se você coleciona FUNKOS ou procura uma experiência que faz referencia direta as franquias famosas do cinema que gosta, então vale muito a pena, mas se você não faz parte desse seleto grupo de amantes ou colecionadores, então recomendo que você espere uma promoção para ter sua biblioteca digital de jogos que fazem parodias com filmes.

NOTA 6.0/10

_____________________________________________
Funko Fusion está disponível para PC, Xbox Series S|X e PlayStation 5 e Nintendo Switch, e esta análise foi feita com uma chave digital de Series S|X gentilmente cedida pela Keymailer.