3D Don’t Die Mr. Robot | Um clássico cult está de volta

3D Don’t Die Mr. Robot | Um clássico cult está de volta

28/11/2024 0 Por Geovane Sancini

Mais um dia, mais um review de jogo que o Sancini descobre que havia um anterior a esse lançado anos atrás. HOORAY! Enfim, em 2014, a Infinite State lançava no PS Vita, o jogo simples, mas viciante, Don’t Die, Mr. Robot! Como apenas 16 pessoas compraram o PS Vita no mundo inteiro, outras plataformas acabaram por receber o joguinho, como o PS4, iOS, o Nintendo Switch e o PC, sendo esta a versão mais recente… E é claro, eu não joguei.

Durante esses dez anos entre o lançamento do Don’t Die, Mr Robot! original e o jogo de hoje, a Infinite State, um estúdio formado por uma dupla de hobbistas que fazem jogos nas horas vagas, ganhou fama como produtor de jogos simples, com mecânicas fáceis de se aprender e difíceis de dominar. Eles até mesmo resolveram experimentar com realidade virtual, com o gratuito Rogue Aces VR, uma versão em VR de seu jogo de navinha roguelike Rogue Aces.

Agora, em 2024, o estúdio anunciou uma nova versão de seu clássico Don’t Die Mr. Robot!, com o lançamento de consoles previsto para algum ponto de 2025, nós do Arquivos do Woo tivemos acesso a versão de PC de 3D Don’t Die Mr. Robot, que sairá agora dia 3 de dezembro no Steam. Confira a nossa análise.

Sobreviva a uma dimensão de frutosas explosões

Você é Mr. Robot, um robô azul que gosta de frutas, mas foi capturado por um ser alienígena chamado Açuol e mandado para uma dimensão altamente perigosa chamada Sanikart. Nessa dimensão, assim como na Austrália, tudo quer te matar, mas você não tem como se defender. Isso é, até você se lembrar dos ensinamentos de seu mestre Pepino.

Ele lhe ensinou que seres que tentam lhe matar podem ser derrotados com o auxílio das frutas explosivas, que ao serem devoradas, explodem num raio considerável, mas não ferem robôs chamados Mr. Robot… Ainda bem que ele não foi chamado de Vanderson, ou ele estaria fodido e mal pago… Feito desenvolvedores independentes. A não ser que seu jogo seja viral e… Ah, deixa pra lá, eu ia acabar saindo numa tangente/rant contra os indies safe que se tornam modinha, mas não é o objetivo desse texto.

Sim, eu inventei mais ou menos metade dessa história, misturada com parte da lore do jogo. E eu achei que ficou mais engraçado. Me processe… Aliás, não me processe, eu não tenho nem dinheiro pra comprar jogos, quanto mais pagar processos. Vamos continuar esse texto antes que eu saia em outra tangente pedindo dinheiro pra pagar um processo hipotético.

MUDE PRO TECLADO, SÉRIO

A primeira coisa que recomendamos assim que você iniciar o jogo, vá nas opções e altere os controles para o teclado (deixando a movimentação de câmera no mouse), você vai me agradecer. Caso não tenha ficado claro, o jogo pode ser controlado com o mouse ou teclado, mas principalmente se você usa o touchpad do notebook, sua experiência vai ser dolorosa. Sério.

A jogabilidade de 3D Don’t Die Mr. Robot é simples ao extremo. Desvie dos inimigos, e colete as frutas explosivas, as explosões das frutas podem matar os inimigos, e se a explosão de uma fruta tocar outra fruta, ela criará uma reação em cadeia. E é basicamente isso. Claro, cada inimigo morto deixa moedas que valem pontos, mas é esse o essencial. E jogando no teclado (e controle), deixa tudo viciante a ponto de você não querer parar. (Eu só tive que parar porque meu backlog de reviews do Arquivos do Woo está IMENSO pra esse fim de ano.). E claro que a jogatina vai ficar mais intensa conforme se avança, é essa a beleza de jogos no estilo arcade. Como só isso ficaria pouca coisa pra um review, vou explicar os modos de jogo em geral.

O primeiro modo é o Arcade, e você tem simplesmente que sobreviver o maior tempo possível, conquistando a maior quantidade de pontos, explicativo e rápido. O modo principal é o Remix, que é a grosso modo, um modo de missões. Com mapas variados (ao invés do retângulo do modo Arcade), o jogador deve fazer pontuações de acordo com a missão do mapa, pode ser pegar frutas, matar inimigos ou fazer pontos coletando moedas. Dependendo da sua pontuação na missão, você pode ganhar troféus de Bronze, Prata, Ouro e Platina pra cada missão. Na minha modesta opinião, é aqui que o jogo brilha mais.

O modo Lime Attack é um trocadilho com Time Attack, e e você deve conseguir a maior pontuação possível em um determinado tempo limite. As mortes nesse modo não são o fim do mundo, você só fica paralisado por alguns segundos e perde pontos, e o lime vem do fato de que o mapa no lime attack remete justamente a limões com as frutas coletadas sendo limões (o nosso limão verde, que os gringos chamam de Lime). E o último modo é parecido com o Arcade, mas mais relaxado e as explosões são maiores e o cenário diferente.

A trilha sonora é matadora

Os gráficos do jogo fizeram uma transição bacana do bidimensional do jogo original para 3D, apesar da adição de movimentação de câmera (opcional do jogador) não ser necessariamente algo importante. Na maior parte do tempo, eles são funcionais e os efeitos visuais são aceitáveis. Para incentivar o fator replay do jogo, você pode desbloquear skins extras, coisa… Que eu não fiz na minha jogatina… Porque sou um idiota imbecil.

O jogo brilha na trilha matadora, que ajuda muito no clima arcade viciante do jogo. Ainda que no momento eu não consiga lembrar da trilha por motivos de EU TER OUTROS SETE JOGOS NO MEU BACKLOG PRA FAZER REVIEW, as músicas de 3D Don’t Die Mr. Robot são MUITO BOAS. Recomendo dar uma ouvida nelas.

Divertido e acessível

Se recomendamos 3D Don’t Die, Mr Robot!? SIM com S em maiúsculo. É um daqueles jogos simples que são divertidos, ideais entre uma jogatina e outra, e que de fato cumpre bem seu papel. Eu estava preparado pra dar uma nota menor se os controles fossem apenas no mouse, mas como deu pra mudar, o jogo recebe a nota merecidamente.

Nota Final: 8,5/10

3D Don’t Die Mr. Robot será lançado para PC dia 3 de Dezembro no Steam (Se você está lendo isso dia 4 de dezembro, o jogo já saiu), e terá lançamento para Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch em 2025. Essa análise foi feita com uma chave de PC fornecida pela Infinite State.