Vivat Slovakia | Grande Roubo de Carros Eslovacos
05/12/2024Você lembra do 171? Um jogo de mundo aberto brasileiro que prometia ser o GTA Brazuca, não? Exceto que… Ainda que o jogo tenha sido lançado em Acesso Antecipado, houveram críticas por o jogo utilizar assets comprados (se a crítica é justa ou não, são outros 500, nem todo mundo sabe modelar), mas um fato é certo, é que mesmo dois anos após o lançamento, ainda não há sequer o resquício de uma história em 171, sendo o jogo atualmente, num grosso modo, uma versão offline BR dos Roleplays de GTA V que vemos streamers fazerem, com o mapa sendo o playground do jogador, então a potencial versão de consoles que a QUByte anunciou está MUITO LONGE de aparecer.
O Team Vivat é uma equipe pequena que tem sua sede em Bratislava, capital da Eslováquia, e em 2019 lançou um pequeno jogo (com duração de dez minutos e custando R$ 3,50) chamado Vivat Sloboda, ambientado durante a Revolução de Veludo na antiga Checoslováquia, com o jogo sendo do ponto de vista de um taxista que leva um grupo de manifestantes a um protesto. O jogo foi feito justamente para celebrar os 30 anos da revolução, chamada pelos eslovacos de Revolução Gentil (Nežná revolúcia em eslovaco). Apesar de que devido a sua curta duração, o jogo pode ser chamado de Tech Demo.
Em 2022, o Team Vivat já trabalhava na continuação de Vivat Sloboda, e levou esse projeto ao StartLab, que é basicamente uma versão eslovaca do Kickstarter e lá, pediu cerca de dez mil euros como meta para completar o jogo. No fim, conseguiram cerca de 60 mil euros, mais um investimento de 100 mil do governo eslovaco. E após um período combinado de 5 anos de desenvolvimento, Vivat Slovakia chegou ao Acesso Antecipado do Steam em Abril desse ano. “Mas por quê essa análise só está indo ao ar agora em dezembro?” Você, minha voz da consciência, pergunta. Simples, meu caro amigo, em seu lançamento, o jogo contava apenas com o idioma eslovaco disponível para vozes (com legendas em inglês), mas agora no final de novembro, o jogo recebeu uma atualização adicionando vozes em inglês. E agora, você confere se ele vale a pena ou não.
Os comunistas se foram… Uma nova vida, talvez?
Você está no papel de Milan Trotter, ex-guarda de fronteira da antiga Checoslováquia, hoje trabalhando como parte da força policial disfarçado de taxista. Basicamente, você tem que navegar por uma perigosa Bratislava do começo dos anos 90, com o fim (oficial) do Comunismo no país, as coisas ainda estão ruins para algumas pessoas, a corrupção é latente e tudo mais.
Como o jogo ainda está em acesso antecipado, a trama ainda não está concluída, mas temos sinais de algo interessante aqui, com Milan tendo certo arrependimento por suas ações do passado, mas ao mesmo tempo admitindo que ele pode estar apenas relativizando as coisas. Porém, por outro lado, algumas coisas parecem forçadas, como a ligação entre Milan e Laura (a jornalista), ele a levou para o hotel (parte do trabalho de taxista), tomou UM CAFÉ com ela e agora já quer a proteger? Um pouco forçado, se quer saber minha opinião.
Em uma nota mais positiva, é legal ver o callback a Vivat Sloboda, com um dos primeiros clientes de Milan no jogo, seja o grupo de estudantes que ele levou a um dos protestos da Revolução de Veludo no ano anterior. Eu quero ver o que o Team Vivat vai fazer de história ao longo do tempo até a versão 1.0. Isso é, se o jogo chegar a versão 1.0, já que não é incomum para devs abandonarem jogos que estavam em acesso antecipado (OLHANDO PARA VOCÊ, HOLY AVENGER), porém aqui darei o benefício da duvida.
Seu típico playground de mundo aberto
Vivat Slovakia é um jogo em mundo aberto, tal qual GTA, Saints Row e Mafia, então obviamente você pode fazer as missões de maneira linear que aparecem, ou dizer foda-se e sair aloprando por uma recriação semi-fiel de Bratislava. No estado atual, acho que sair aloprando seja a melhor opção, ao menos entre uma missão e outra, ou a jogatina não irá ser longa, já que é um título em Acesso Antecipado.
Os controles, são os esperados de um jogo a la GTA, felizmente um GTA moderno (pós 4) e não um da era PS2. Porém, como esperado de um jogo em acesso antecipado, bugs existem pra atrapalhar a jogatina, e as vezes o dano do seu carro gera situações hilárias quando se está no taxi, como passageiros abrindo portas inexistentes antes de entrar. O sistema de reparo de dano do carro também funciona como o GTA clássico, vá a um ponto específico e pimba, carro novinho em folha.
Caso queira espairar, existem atividades, como pesca e apostas em corridas de cavalos. Porém, nem tudo são coisas que dá pra gente ignorar, como bugs, porque o jogo é péssimamente otimizado, especialmente se tratando de um jogo na Unity, só olhar no Steam as especificações mínimas e recomendadas do jogo, e ao olhar as screenshots, percebe-se que o jogo pede demais para o que está sendo visto em tela. Isso pode ser consertado no futuro, mas são sete meses do lançamento inicial, acho que otimização precisa ser feita. Dá pra dar um desconto, porque isso não é um título de grande orçamento feito por uma desenvolvedora gigante, mas um título desenvolvido por um time de dez pessoas, com 160 mil euros de orçamento, mais ou menos.
Visual abaixo das especificações
Não tem como negar, Vivat Slovakia parece um jogo de Playstation 2, ou na melhor das hipóteses, um título do começo da vida do PS3. Claro, gráficos em si não são tudo, e isso não seria um problema grande, se o jogo não pedisse um PC parrudo, e mesmo assim, em algumas máquinas, a performance não é boa. Os modelos dos personagens, para o gráfico apresentado são aceitáveis, mas novamente, poderiam ser melhores, e pelo menos em termos de cenário, a recriação (parcial) de Bratislava é convincente, e é legal ver um jogo de mundo aberto não ambientado numa cópia de alguma cidade americana ou inspirado por cidades americanas.
Por isso, que mesmo com as críticas, elogio as construções de 171, recriando algo brasileiro, ou por exemplo o fato da demo de Changer Seven se passar em parte na Avenida Paulista, o mesmo vale para Vivat Slovakia. A parte sonora do jogo é difícil de falar, não por motivos de falta de vontade, mas porque tem muita coisa a se falar. O jogo possui dublagem em eslovaco e inglês, pelo menos no idioma original, as vozes são convincentes, agora em inglês… Bem, é uma experiência mista, porque temos um misto de dubladores, e Inteligência Artificial empregados. Mas, antes de você pegar suas tochas para criticar o uso de IA nesse ponto, as vozes de IA são dos dubladores eslovacos.
Pegando no assunto da dublagem, temos que falar das cutscenes que são… Ridículas, são basicamente os personagens parados em uma pose com movimentação de câmera e os diálogos ocorrendo, sem movimentação labial ou de modelos, tem que ver pra crer. É bizarro e engraçado.
E voltando pra música, é um misto de composições passáveis, e músicas cantadas (no rádio do carro), e algumas das músicas das rádios, também foram geradas por inteligência artificial, o que dá pra entender, porque o licenciamento de músicas é uma fortuna, logo entendo os caras usarem desse artifício, não vou julgar. E sim, nos últimos meses, meu posicionamento a respeito de IA mudou, porque ao contrário do que os emocionados do twitter alegam, não é uma questão de preto e branco.
Numa promoção, talvez
No momento, Vivat Slovakia custa 76 Reais no Steam, para um produto em Acesso Antecipado que não oferece algo tão extenso quanto outro jogo em Acesso Antecipado que analisamos, se você tiver interesse, é melhor esperar uma promoção. É um jogo com potencial, mas precisa de melhor otimização e mais conteúdo. Não é brilhante, mas não ofende.
Nota final: 7/10
Vivat Slovakia está disponível no Steam através do Acesso Antecipado, e essa análise foi feita com uma chave gentilmente fornecida pelo Team Vivat.