Legends BMX | Sou bicicleteiro com orgulho
14/01/2025Se você se perguntar onde estão os reviews que deveriam ter saído há um tempão, culpe as festas de fim de ano e o Japão. Sim, rolou a típica preguiça de fim de ano, com o período do Natal e ano novo fazendo com que tudo seja complicado de se fazer. Mesmo os press releases se tornam mais raros nessa época.
E a parte do Japão? Bem, eu voltei a assistir animes, então tenho assistido uma pá de coisas, desde Dragon Quest: As Aventuras de Dai, ao remake de Ranma 1/2, passando pela animação de 2019 dos Cavaleiros do Zodíaco, o live Action de Yu Yu Hakusho, o novo Kinnikuman, Dragon Ball Daima, Slam Dunk, Spy x Family e por aí vamos. Então é, ocupado estamos, mas vamos voltando ao ritmo.
Jogos de esportes radicais sempre existiram, desde a época do Atari 2600, a clássicos como California Games e 720º, mas foi nos anos 90 com o advento da terceira dimensão que eles se tornaram mais populares, como a série Extreme Sports da finada 989 Studios, mas explodiu mais ainda quando a Neversoft e a Activision lançaram o Tony Hawk’s pro Skater original, que gerou muitas cópias e jogos radicais similares, como a série Dave Mirra Freestyle BMX, da Acclaim, Kelly Slater’s Pro Surfer da própria Activision e Matt Hoffman’s Pro BMX, também da Activision.
Claro, que ao longo do tempo, esses jogos radicais deram um tempo, com a série Tony Hawk perdendo força devido aos títulos anuais, sendo finalizada com um remake okay na melhor das hipóteses (Quem lembra de Tony Hawk’s Pro Staker HD? Pelo menos ele tinha um DLC com fases do THPS 3) e um quinto título principal que foi feito a base de cuspe e reza, vulgo THPS 5… Típico da Activision desgastar franquias rapidamente com lançamentos anuais. Mas, entre os jogadores, ainda há a ânsia por títulos que capturam esse espírito mais arcade. (Tanto é que a Vicarius Visions trabalhou no remake de 2020 dos dois primeiros Tony Hawks). Tentando saciar esse mercado, mas focando nas bicicletinhas, a Saga Legends Games e a Firenut Games lançaram agora em dezembro de 2024 Legends BMX no Steam.
Não jogue com o teclado
Legends BMX tem um probleminha de não ter um modo carreira, que poderia aumentar o tempo de vida útil do jogo. Em termos de modo de jogo, você tem o tutorial, onde aprende os comandos do jogo e algumas pistas. E é isso. Você também tem a escolha de algumas bicicletas e bicicleteiros para dar uma variedade visual, mas não vai além disso.
Uma primeira dica que posso dar a quem for se aventurar em Legends BMX: Use um controle. Seja de Playstation ou Xbox, use um controle ou você vai ter problemas. Dito isso, os controles do jogo são simplórios, com boa parte envolvendo usar o analógico direito, saltos e saber como entrar e sair na hora de fazer as manobras. Não é complicado de pegar o jeito, a não ser que você use o teclado e seja burro como este que vos fala.
Nas pistas, você pode jogar no modo Freestyle (que acontece durante a tarde e não tem muita gente olhando), ou você pode apertar um botão e entrar no modo time attack, onde você deve fazer a maior pontuação em 50 segundos, com manobras feitas repetidamente diminuindo a pontuação. Apesar da simplicidade dos controles, a quantidade de manobras a se fazer é decente. O único problema do jogo nesse departamento é a falta de conteúdo, deixando o jogo para sessões casuais entre uma jogatina e outra.
Leve como uma pluma lowpoly
Legends BMX adota um estilo meio low poly, mas pelo menos é um jogo bem otimizado para máquinas menos potentes. Os engasgos que EU sofri foram mais do meu PC estar nas últimas do que problemas do jogo em si. Os cenários são okay, poderiam usar um pouco mais de variedade. Também seria legal ter customização das roupas dos personagens. Assim como na parte de jogabilidade, o jogo tropeça na falta de conteúdo.
Sonoramente… Ele é passável. Não tem músicas, mas os sons aqui são passáveis. Coloque suas mp3 favoritas, mas é isso.
Um bom jogo casual
Legends BMX é um bom jogo arcade casual de bikes que eu recomendo numa promoção, porque a falta de conteúdo dele chateia. Eu poderia facilmente dar 8, 8,5 pro jogo porque onde ele acerta, acerta muito bem. A jogabilidade é boa e é isso o que importa num jogo esportivo casual.
Nota: 7,5/10
Legends BMX está disponível para PC, com versões de PS5, Xbox Series e Switch programadas para esse ano. A análise foi feita com uma chave do Steam fornecida pela Firenut Games.