Wild Woods | Tem pouco conteúdo, mas tem potencial
17/01/2025Olha só, depois de meses de rumores, especulações e vazamentos, a Nintendo finalmente anunciou oficialmente o Nintendo Switch 2, dessa vez não cometendo o erro do Wii-U, colocando um 2 ao lado do nome do console. Sério, o fato do sucessor do Wii não ser um Wii-2 prejudicou muito o console. Porque ele tinha tudo pra ser um sucesso, retrocompatibilidade com o Wii, suporte aos controles do mesmo, a Nintendo tropeçou FEIO NO MARKETING.
Se bem que falha no Marketing define o começo da década de 2010, quem aí não lembra do início flopado que o 3DS teve? A Nintendo deu a volta por cima abaixando o preço do portátil e o próprio Satoru Iwata diminuiu o próprio salário (algo tipicamente japonês). Mas enfim, isso a parte, temos pelo menos dois jogos confirmados para o Switch 2, um novo Mario Kart, e Yooka-Replaylee (que em seu anúncio da versão de consoles, confirmou que sairia para o sucessor do Switch). Provavelmente devem ter alguns outros jogos.
Mudando de assunto… Uma constante ultimamente aqui no Arquivos do Woo, são análises de jogos em acesso antecipado, posso citar Realm of Ink, Ink, Sensei! I Like you so much, Lost Eidolons: Veil of the Witch, Gods of the Twilight e Alterium Shift, sem contar análises de jogos que saíram do Acesso Antecipado como Mars 2120 e Magenta Horizon… Onde eu estava? Sim, acesso antecipado.
É uma mão na roda, mas uma maldição para devs ao mesmo tempo. Por um, você pode conseguir feedback precioso dos jogadores, por outro, gente ansiosa e emocionada demais pode dar um review negativo por conta de bugs ou falta de conteúdo do jogo. Dito isso, a análise de hoje é de Wild Woods, jogo que chegou em acesso antecipado em dezembro de 2024 e tava no meu backlog de reviews de fim de ano. Maaaas, vamos nessa.
Proteja o Vagão e fuja da floresta malégna
Na mística floresta de Eldoria, quatro gatinhos bravos chamados Fluffy, Mittens, Whiskers (the Wonder Cat) e Simba viviam pacificamente, em harmonia com as outras criaturas, e nada tinham a temer. Porém, certa vez, rumores começaram a se espalhar de que uma criatura maligna (malégna) estava a aterrorizar a paz.
Os gatinhos resolveram juntar suas coisas e em sua carruagem, decidem dar no pé, dispostos a evitar a criatura que aterroriza Eldoria. Agora, eles terão que fugir da floresta e defender a carruagem dos perigos que assolam a floresta durante as noites.
Eu certamente inventei metade da história, mas é essa a premissa básica do jogo, você sozinho, ou em coop com até outras 3 pessoas. Olha, eu trabalho com o que tenho, e o jogo não nos dá nada de história, então eu tenho que tirar coisas do rabo.
Boa jogabilidade, mas pouco conteúdo
Vamos começar com um dos negativos de Wild Woods. E isso em geral é um dos males do Acesso Antecipado… Wild Woods tem apenas dois bosses. E considerando que o jogo custa quase 50 reais… É meio difícil dar uma desculpa. Não é como outros jogos de acesso antecipado que analisamos, como Gods of the Twilight e Sensei! I like you so much!, que mesmo em acesso antecipado, tem um conteúdo considerável.
Dito isso, Wild Woods mistura um pouco hack’n slash top down com elementos de Tower Defense e Roguelike. Mas vamos lá, enquanto a sua carruagem vai navegando pelo cenário, você coleta recursos destruindo árvores e arbustos, isso será importante mais adiante. O jogo funciona em ciclos de dia e noite. Durante o dia, colete recursos e leve-os para a sua carruagem. Com os controles simples, fazer isso é simples… Especialmente se jogado com joystick (os controles no teclado e mouse são desajeitados, especialmente se você joga num notebook e seu touchpad maldito).
Durante a noite, você pode coletar recursos, mas a escuridão atrapalhará, você precisa manter as tochas da carruagem acesar para manter a iluminação. Não apenas isso, mas sem iluminação, o personagem irá sentir frio, a princípio deixando-o mais lento, para em seguida tirar dano. E é durante a noite que as criaturas atacam você e seu vagão. Com o combate simples, deixa a parte noturna divertida. E é esse ciclo de dia e noite que compõe o loop principal de gameplay.
Durante a jornada, você encontrará encruzilhadas que ditam a rota que você toma, algumas podem ser mais desafiadoras que outras, dando um pouco de risco/recompensa ao jogo. Nos acampamentos, perks e upgrades podem ser adquiridos utilizando o dinehiro e recursos. Nos acampamentos residem os elementos de roguelike, com aleatoriedade e rerolls disponíveis, como manda a cartilha. O jogo pode ser jogado single-player, mas Wild Woods brilha mais no multiplayer, seja no local/remote play, ou no online, com servidores em determinadas regiões. Só que ainda há (esperados) problemas nesse quesito também, já que não é possível salvar ou continuar uma partida no coop online, ou reconectar a partida de amigos caso alguém do grupo tenha desconectado. Para um jogo com cooperativo, isso é im problema.
Visualmente relaxante, trilha competente.
O visual é bem puxado pro casual, com cenários coloridos… Bom, os dois que o jogo possui no momento. Apesar disso, a repetitividade, impera porque a carruagem anda a um ritmo de procissão. Os personagens são bem animados, mas ainda assim… Não sei como colocar isso em palavras, o clima do jogo é relaxante. Especial com a trilha sonora, que varia entre uma música de boa na lagoa, para batidas ritmadas e com mais emoção durante as noites, ou as boss battles.
Aguarde mais conteúdo
No momento, fica difícil recomendar Wild Woods pelo preço de 45 reais, talvez numa promoção do jeito que está, ou quando tiver mais conteúdo. Porque pela jogabilidade, sim, é um bom jogo, mas a falta de conteúdo com o preço cobrado, ainda não.
Nota Final: 7/10
Wild Woods está disponível para PC em acesso antecipado e essa análise foi feita com uma chave cedida pela Daedalic.