Blow it Up | Deja Vu, I have seen this gameplay before

Blow it Up | Deja Vu, I have seen this gameplay before

12/03/2025 0 Por Geovane Sancini

Cara, já parou pra pensar que hoje em dia, Angry Birds pertence… A SEGA? Sim, a finlandesa Rovio, criadora do arrasa quarteirão de 2009 (nossa, estamos velhos, Jarvis) foi adquirida pela SEGA em 2023 e incorporada a divisão européia da mesma. No momento, a Rovio está trabalhando em Sonic Rumble, que deve sair esse ano para PC e celulares.

Se você manja um pouco mais do que o afegão médio do mundo dos games, deve saber que o próprio Angry Birds não é um jogo 100% original, já que a mecânica dele foi inspirada por um clássico dos jogos flash, Crush the Castle, saído no mesmo ano. Angry Birds trocou o sangue, catapulta e medievalismo de Crush the Castle, por comédia, estilingue, porcos e pássaros. O resto é história. Depois do sucesso nos iPhones, Angry Birds foi portado para inúmeros sistemas, oficial e não oficial, dentre as versões mais peculiares, russos fizeram uma versão para Mega Drive e Chineses fizeram uma para o Famicom. O jogo simplório da Rovio virou uma mania que gerou continuações, spin-offs, filmes e séries de TV. E ainda que não tenha o fôlego de 15 anos atrás, ainda é uma marca reconhecida.

Mas por quê mencionei o fato de Angry Birds ter copiado Crush the Castle para esse texto, sendo que o criador de Crush the Castle ficou bastante feliz com o sucesso de Angry Birds? (Sério, o criador de Crush the Castle é um dos sujeitos mais classudos ever, não só confessou que ele se inspirou em Castle Clout, outro jogo flash de 2008 para Crush the Castle, como pagou ao criador de Castle Clout para utilizar a mecânica do jogo). Bem, a questão é que jogos que copiam a mecânica de outros são algo que existe desde que o mundo é mundo, só lembrar dos clones de Pong, Space Invaders e Pac-Man surgidos entre 1979 e 1985, ou hoje em dia que os caras são mais cretinos e ao invés de copiar idéias e fazer sua versão do zero, alguns canalhas pegam os assets e copiam tudo na cara dura e lançam em plataformas como o Playstation, Switch e Xbox. Claro, que tem gente que copia fórmulas de sucesso da velha maneira, fazendo jogos inspirados por outros, e é disso que estamos falando (o assunto de roubo de assets e código pode dar assunto pra outro texto). Bem, inspirado por Angry Birds, Blow it Up chegou para PC, Playstation, Xbox, Switch e Android (eu acho) em fevereiro. Confira nossa análise.

Salvar o mundo dos Aliens

Uma invasão alienígena está a todo vapor — criaturas misteriosas e poderosas desceram sobre BOOMTOPIA, despojando-a de seus recursos naturais e reivindicando o domínio com superpoderes explosivos. Conforme seus amigos são capturados um por um, você se cansa. Com muita determinação, você se prepara para revidar. A aventura começa, mas, com caos por toda parte, você conseguirá sobreviver e resgatar todos os seus amigos?

Sim, é só uma desculpa esfarrapada pra uma história, mas acho surpreendente que exista uma para sustentar uma fórmula básica de jogo inspirado por Angry Birds. Mas ei, é melhor do que ter nada e eu ter que tirar uma desculpa esfarrapada em cinco ou dez minutos.

Você conhece a Fórmula

Se você já jogou ou viu algo sobre Angry Birds, certamente já sabe como jogar Blow it Up. O jogo apresenta um mundo em 3D no qual você navega para escolher as fases e pode encontrar itens escondidos nos cenários. E vou dizer, é bem mais agradável do que simplesmente um menu cretino, coisa que se esperaria de um clone.

Durante as fases, é simples, mire as bombas e exploda os inimigos, como em Angry Birds. E conforme se avança no jogo e se liberta amigos, novos tipos de bombas são disponibilizados, cada uma das sete com um efeito diferente. O jogo oferece um tutorial simples de como cada bomba funciona, então não há uma desculpa para não saber, a não ser que você não saiba ler.

A maior satisfação do jogo, é certamente utilizar uma bomba certeira para criar uma reação em cadeia. Michael Bay ficaria roxo de inveja de minhas habilidades em Blow it Up… Ou não, já que o cara tem dinheiro pra caralho e eu sobrevivo a base de ervilhas e vinagre. O fato é o jogo é divertido, relaxante e certamente… Exceto se você reiniciar diversas vezes pra aquela sequencia perfeita.

Cara, os efeitos são bonitos

Particularmente, eu não sou fã de gráficos em Voxel, mas eu vou admitir que eles caíram como uma luva para a proposta do jogo, com a física de explosões. Os cenários são charmosos, tanto as sessões em 3D com o personagem navegando pelo mapa, quanto as fases bidimensionais. Mas o que se destaca no jogo são os efeitos e física do jogo. É muito satisfatório simplesmente explodir coisas a torto e direito, a ponto de fazer inveja a Michael Bay. Nesse ponto de física, podemos dizer que esse jogo é melhor que Angry Birds, me trazendo lembranças de Boom Blox, jogo de física do Spielberg no Nintendo Wii.

A trilha sonora é… Aceitável. Nada a se escrever parágrafos de paixão, mas funciona para a proposta casual e cartunesca do jogo.

Eu recomendo

Blow it up não é um jogo original, mas ao contrário do jogo anterior da publisher que analisamos aqui (Monarchy) que era uma cópia de Kingdom com ícones e gráficos diferentes, Blow it Up surpreende com uma física melhor que a de sua inspiração e efeitos que chamam a atenção. Então sim, é um jogo que recomendamos, especialmente se você quer algo casual entre seus jogos de 100 horas.

Nota Final: 8,5/10

Blow It Up está disponível para PC via Steam, Xbox Series X|S, Xbox One, Playstation 5, Nintendo Switch, Android e iOS (Por alguma razão, press releases mencionam uma versão de PS4, mas na Playstation Store só está disponível para PS5) e essa análise foi feita com uma chave do Steam fornecida pela Brain Seal.