OTXO | Hotline Miami em preto e branco
22/04/2023Os jogos do tipo top-down shooter (tiroteio visto de cima) existem faz anos, e a cena indie é cheia deles. Temos alguns exemplos como Brotato, Alien Swarm, Nuclear Throne e claro, Hotline Miami (que será muito referenciado aqui).
Produzido pela Lateralis Heavy Industries (de Dogworld) e distribuído pela Super Rare Originals, OTXO é um jogo de tiro feito para aqueles com reflexos rápidos e muita paciência pra zerar.
Clima de matança
Assim como sua inspiração, OTXO (pronuncia-se “Ocho”) é um jogo onde você controla um assassino que tem que passar das fases matando todos os inimigos da forma mais estilosa possível.
O arsenal é bem variado, e o jogador é compelido a trocar de arma constantemente, pois a munição delas é curta. Além disso, é possível bicar portas, podendo até matar os inimigos atrás delas, jogar as armas sem bala (ou com bala né) nos adversários e até matá-los no chute na hora do desespero.
A sua disposição também está o sempre útil tempo de bala, famoso em jogos graças à série Max Payne – e aqui chamado de “Foco” – que desacelera os inimigos para dar à você uma certa vantagem por um determinado período.
Roguetiro
A diferença principal entre Hotline Miami e OTXO é a progressão. Ao invés de fases pré-definidas, temos um esquema de rogue-like, onde o jogador avança até onde conseguir e deve voltar ao início caso morra. Hoje em dia, o principal game com essa mecânica seja Hades, e aqui temos um esquema bem similar.
Entre as fases, temos alguns momentos de descanso, onde o nosso personagem entra em um bar onde é possível comprar bebidas que servem como upgrades para o personagem.
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Coisas como “Aumente a precisão em 25%” ou “Balas ricocheteiam na parede” servem para facilitar um pouco a vida do jogador, que normalmente se vê em desvantagens com diversos inimigos contra ele ao mesmo tempo.
De tempos em tempos, também temos alguns chefes. Nesses momentos, você tem acesso a uma arma com munição infinita, e o objetivo é mesmo só matar o boss antes que ele te leve pro saco.
Apresentação
OTXO tem uma escolha visual interessante, onde todo o jogo é apresentado em preto e branco, e somente alguns elementos — como sangue, inimigos fortes e aviso de pouca energia — são representados em vermelho.
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É diferente da estética meio vaporwave de Hotline Miami, o suficiente para trazer uma cara nova para um gênero tão difícil de se diferenciar.
As músicas também são ótimas, com pegada eletrônica que deixam o jogador na beira da cadeira ao jogar.
E sobre a historinha do jogo, bem… não que ela importe muito, mas nosso personagem não é um assassino maluco (pelo menos desde o início). Na abertura temos uma ceninha mostrando que ele achou uma máscara no metrô enquanto andava com sua amada, desacordou e apareceu em uma praia.
Na praia, você é apresentado à Mansão, onde acontece todo o jogo. Você não sabe o motivo de estar lá, mas é informado que sua amada está presa lá dentro. Logo, seu objetivo é meter bala em todo mundo até achar sua pitanguinha.
Conclusão
OTXO é basicamente Hotline Miami em preto e branco, o que faz por si só ser um ótimo jogo. É o tipo de game que eu gostaria muito que tivesse sido lançado uns 6 anos atrás pelo menos, para que eu pudesse jogar no meu Vita…. oh, well.
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Esta análise foi feita com uma cópia do jogo cedida gentilmente pela distribuidora. OTXO e está disponível para PC, via Steam.