GSC Game World e Xbox lançam “War Game: The Making of S.T.A.L.K.E.R. 2”
03/10/2024Intitulado War Game: The Making of S.T.A.L.K.E.R. 2, este documentário de longa-metragem oferece uma visão aprofundada da jornada emocional da GSC Game World, uma desenvolvedora de videogames ucraniana com quase 500 funcionários, enquanto eles navegam pelos desafios de desenvolver a aguardada sequência de seu jogo de tiro de sobrevivência em primeira pessoa de 2007, S.T.A.L.K.E.R., em meio à eclosão da guerra total na Ucrânia. O que começou como um projeto ambicioso evoluiu para um esforço profundamente pessoal e histórico, forjado nas circunstâncias mais inimagináveis.
Criado em parceria com o Xbox e dirigido por Andrew Stephan (Power On: The Story of Xbox), este é um dos filmes de “making-of” mais comoventes já feitos. Ele conta histórias reais de pessoas reais enfrentando as realidades da guerra em sua porta.
O documentário aborda muitos temas, desde capturar a essência de Chornobyl e Ucrânia, independência cultural e desenvolvimento de jogos em um mundo em colapso até resiliência pessoal e coletiva e superação de perdas.
Durante esse processo, S.T.A.L.K.E.R. 2 se torna mais do que apenas um jogo — em vez disso, uma lente através da qual uma nova realidade é vista. Os desenvolvedores lutam com seus papéis duplos como criadores e sobreviventes, transformando seu jogo em um poderoso símbolo de resistência. Quando os alicerces da existência são abalados, a arte se torna profundamente importante.
“Este filme não é apenas sobre o desenvolvimento de jogo mais difícil de todos os tempos. É sobre resiliência e o espírito humano inflexível diante de desafios inimagináveis. É sobre a importância da criação em tempos de destruição… um ato desafiador de fazer algo significativo diante da adversidade”, – diz Andrew Stephan, Diretor de Cinema.
“Falando pessoalmente, S.T.A.L.K.E.R. 2 é o maior e mais complexo videogame da minha vida. Foi ambicioso desde o começo, mas acabou sendo um desafio final por si só. É extremamente importante e extremamente pessoal, e é um jogo feito nas circunstâncias mais estressantes possíveis. Isso inclui a pandemia, a realocação, os ataques cibernéticos e, acima de tudo, a guerra destruindo nossa Pátria.
Eu queria que a guerra nunca tivesse acontecido. Eu queria que tudo isso nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu. E somos gratos pela oportunidade de compartilhar tudo isso com o mundo, porque o mundo deveria saber. Somos nós. Esta é a nossa história”, – diz Mariia Grygorovych, Diretora Criativa de S.T.A.L.K.E.R. 2.