Starship Troopers: Extermination | I’m doing my part!

Starship Troopers: Extermination | I’m doing my part!

07/11/2024 0 Por Jonathan Vieira

Se você é fã de Starship Troopers e sempre quis mergulhar de cabeça no caos de enfrentar um exército de insetos alienígenas, esse jogo é para você. Starship Troopers: Extermination coloca você e mais até 15 jogadores na linha de frente contra enxames de insetos, em um FPS de cooperação que mescla ação intensa com aquele toque de nostalgia dos anos 90.

É adrenalina pura e gritos coletivos no chat de voz (sem meme, cai em varias partidas onde o pessoal realmente entra no personagem, é hilário) enquanto você e sua equipe tentam sobreviver, construir defesas e exterminar cada inseto que aparece.

No entanto, mesmo com essa premissa empolgante, Extermination ainda peca em alguns aspectos técnicos e visuais. Não pudemos não comparar o jogo com o seu adversário direto Helldivers 2, que também te joga em batalhas contra hordas alienígenas em um estilo cooperativo e que é um jogo que foi inspirado em Starship troopers, mas as diferenças ficam claras na experiência prática. Vamos dar uma olhada no que faz Extermination valer a pena (ou não), começando pelo básico.

Starship Troopers: Extermination

Reprodução: Offworld Industries – MY.GAMES

Atmosfera e Fidelidade ao Filme

O que o Starship Troopers: Extermination faz muito bem é capturar o clima do filme clássico. Os sons das armas, o visual das armaduras e até o jeito que os personagens falam – tudo te faz lembrar do filme e da saga original. É uma homenagem incrível para quem é fã e quer reviver o universo (e literalmente viver a experiência).

Os inimigos aracnídeos, gigantes e assustadores, aparecem em número cada vez maior, o que realmente te faz sentir o desespero de ser só um soldado tentando sobreviver em um planeta hostil. Isso traz aquele toque de “fim do mundo” típico do filme.

No entanto, apesar da temática e ambientação bem executadas, o jogo sofre ao tentar entregar uma experiência coesa, principalmente quando se trata de gráficos. As sombras são um problema sério – quadradas e serrilhadas, elas parecem quase mal renderizadas, o que acaba tirando muito da imersão e acaba deixando a desejar na execução.

Reprodução: Offworld Industries – MY.GAMES

Ação e Performance: Dois Lados da Moeda

A ação do jogo é frenética, o que faz de Starship Troopers: Extermination uma experiência divertida para jogar com amigos, mas o desempenho nos consoles pode frustrar quem espera uma fluidez constante.

O jogo tem quedas de FPS especialmente quando você está próximo de construções ou durante as invasões mais intensas. Em vez de 60 FPS, você acaba muitas vezes com uma média muito menor em momentos críticos, o que quebra o ritmo e a fluidez da ação.

Nessas horas, o jogo fica realmente complicado de jogar por conta das quedas de frames abruptas e absurdas, o que tira toda a graça de estar no meio de uma horda de insetos (e que chegou a causar a morte não só do meu personagem como de alguns outros jogadores)​.

E tem mais um ponto que quebra a imersão: o aparecimento dos insetos. Eles surgem de uma maneira abrupta, ou “saem” do chão sem nenhum efeito visual que mostre a terra se mexendo. É como se simplesmente brotassem do nada. Além disso, as construções que você e seus colegas montam durante o jogo podem virar um caos. O sistema de construção, apesar de interessante em teoria, é meio bagunçado e até frustrante, especialmente quando todos tentam construir ao mesmo tempo.

Starship Troopers: Extermination

Reprodução: Offworld Industries – MY.GAMES

Comparação com Helldivers 2

Essa é a parte que muitos querem saber: como Extermination se compara a Helldivers 2? Bem, os dois têm o mesmo conceito de sobrevivência em co-op contra hordas alienígenas, mas cada um segue seu próprio estilo. Helldivers 2 opta por ser mais polido e com um toque de humor e em terceira pessoa, onde o jogador sente que está em um universo satírico, o que combina muito com a franquia. A jogabilidade é mais refinada e organizada, com um sistema de progressão que faz sentido e menos caos na hora de construir e organizar as tarefas.

Starship Troopers: Extermination, por outro lado, oferece batalhas de maior escala, com até 16 jogadores em vez de quatro. Isso pode ser incrível quando o time está sincronizado, eu tive a oportunidade de jogar com um time muito sincronizado e foi uma das experiências mais divertidas em um jogo online que já tive de fato, sem contar o fato de que todos entraram mesmo no personagem, falando no canal de voz e tudo mais, foi realmente divertido demais, porém quando não está num time sincronizado… vira bagunça! (de certo modo um tanto quanto cômica também).

A experiência é mais “bruta”, com menos foco em progressão e polimento, e mais na quantidade de ação e caos na tela. Pra quem curte uma experiência mais direta e sem muitas complicações, Extermination pode ser o mais divertido dos dois de fato.

Reprodução: Offworld Industries – MY.GAMES

Construção e Caos: O Bom e o Ruim

Uma das mecânicas centrais em Starship Troopers: Extermination é a construção de defesas, que serve pra tentar dar uma sobrevida ao time enquanto os insetos atacam em massa. Mas, como mencionado, a execução não é das melhores. Imagine um time de 16 jogadores tentando construir juntos em uma área limitada: vira um festival de paredes mal posicionadas e torres sem sentido.

É divertido, sim, mas frustrante pra quem gosta de algo mais tático e bem planejado​.

Reprodução: Offworld Industries – MY.GAMES

Considerações Finais

No final das contas, Starship Troopers: Extermination é uma experiência de ação e caos, com pontos altos e baixos. É o tipo de jogo que funciona muito bem pra quem curte a franquia e quer um FPS cooperativo no estilo “metralha tudo o que se mexe”. Se você consegue relevar os gráficos meio datados e as quedas de FPS (nos consoles apenas), pode se divertir bastante com os amigos enfrentando as hordas de insetos.

Para os fãs de Starship Troopers, vale conferir e experimentar a adrenalina de enfrentar centenas de insetos com amigos. É de fato um jogo extremamente divertido apesar dos problemas técnicos, mas também é um jogo que acabou de ser lançado, então obviamente teremos mais atualizações para corrigir os problemas atuais e deixar o jogo mais polido e rodando melhor.

Nota Final: 6/10

___________________________________________________________________________________________________________________
Esta análise foi feita com uma cópia de Starship Troopers: Extermination para PlayStation 5, cedida gentilmente pela distribuidora do jogo. Starship Troopers: Extermination está disponível no PlayStation 5, Xbox Series X e Series S, GeForce Now, Microsoft Windows.