Sensei! I Like You so much! | Simulador de… Fanfics?

Sensei! I Like You so much! | Simulador de… Fanfics?

17/12/2024 0 Por Geovane Sancini

Lembra quando eu tinha só um jogo no meu backlog restante pra zerar tudo? GOOD TIMES. Porque apesar de tudo, confiam na gente, com exceção daquele estúdio que nos negou uma key e disse que “não éramos grandes feito a IGN”. Tipo, eu sei lidar com a rejeição, é basicamente o resumo da minha vida amorosa, então quando uma publisher nega uma key, sem problemas, os caras recebem dezenas, centenas de pedidos diariamente, então não vejo problema. É uma merda? Do ponto de vista de quem queria cobrir tal jogo, sim. Mas compreensível. O que achei paia foi que usaram o argumento: “não são grandes como a IGN”. Isso foi a gota d’água. A recompensa karmica foi o jogo ter recebido média 63 no Metacritic na versão de PC. Não direi qual jogo é.

Enfim, com essa rant fora do caminho, eu já devo ter dito umas duas, dez ou quatrocentos e setenta e oito vezes, eu gosto de Visual Novels. Nem sempre eu sou responsável pela análise delas aqui no site, mas na maioria das vezes, sim, sou eu. Então, tenho conhecimento de causa para falar do gênero aqui, apesar de eu não ir a fundo em alguns subgêneros, porque ao contrário do que alguns pregam, nem todas as visual novels são para o mesmo público. Alguns tem preferência por conteúdo Yaoi (Romance entre homens), outros por Yuri (Romance lésbico), outros dão preferência a erotismo, enquanto outros jogam apenas aqueles jogos que não contém cenas de sexo, e por aí vamos.

Dizer que todas as visual novels são iguais, sem distinção, é como dizer que todos os platformers são iguais, uma declaração retardada e sem sentido. Com isso em mente, alguns jogos tentam adicionar um certo tempero a fórmula, jogos como Koihime Musou e Beat Blades Haruka colocam elementos de estratégia e RPG em seus jogos, e até mesmo fracassos como Good Bye, Volcano High coloca seções rítmicas no meio da jogatina. O jogo da análise de hoje, mais um dos jogos que analisamos em Early Access, faz o mesmo, colocando outras coisas no meio da narrativa para apimentar as coisas. Se você leu o título da análise, sabe que falo de Sensei! I Like you so Much!. título que chegou ao acesso antecipado no fim do mês passado.


Reencontrando a paixão de escrever

Você está no papel de Mila (o nome pode ser customizado, assim como o nickname online), uma estudante universitária aparentemente ordinária tentando viver uma vida pacífica, até que certo dia ela deixa cair um HD contendo suas fanfics na sala de aula.

Apesar do azar, ela tem sorte, pois o HD acaba sendo recuperado por uma colega de classe que curte o mesmo ship que as fanfics retratam. E daquele momento em diante, as coisas começam a se mover e Mila reencontra a paixão de escrever.

No passado, Mila escrevia fanfics de outro fandom, e tinha até certa fama online, mas um certo evento minou isso, fazendo com que ela perdesse a paixão. Então, a história de Sensei, I like you so much é uma história de redescobrimento da sinceridade de criar uma história, colocar sua paixão para fora e conforme o jogo avança… Ganhar uma graninha no meio do caminho, por quê não?

Conforme a narrativa se passa, Mila vai conhecendo outras personagens excêntricas, e ainda que atualmente não possua, no futuro, de acordo com os desenvolvedores, será possível romancear as outras personagens. Dedos cruzados, porque a jornada por si só era divertida, a premissa bacana e felizmente não temos que lidar com a parte negativa de um fandom. Os loucos problematizadores que vêem defeitos em tudo e não conseguem separar realidade da ficção, e assediam e mandam ameaças para artistas por motivos de “NuM pOdI fAzEr IsSu!”

Visual Novel + Criação

A parte de visual novels é obviamente auto explicatória, você lê texto e faz determinadas escolhas em pontos chave, isso aprendemos na quinta série, não preciso explicar isso, então explico um pouco dos outros a aspectos do gameplay.

No começo do jogo, assim que você define o nome da sua personagem e o nick dela na Internet, você pode criar o casalzinho que você shipa, você pode criar os personagens no criador do jogo, usar uma ferramenta gratuita (A Fangirl Toolkit) ou importar as criações da comunidade, sendo assim possível criar desde ships de personagens da sua criação, ou fazer aquele crossover impossível, tipo, Kazuma Kiryu e Nina do Tekken? (na verdade não sei se tem a Nina nas community creations) Válido. Naruto e Hermione Granger? Válido. O céu e as criações da comunidade são o limite.

Uma das coisas mais legais, é que as escolhas que você faz e pode fazer, vão influenciar no tipo de fanfic que você pode escrever. A princípio, obviamente, como você está enferrujada, se reencontrando, suas fics não terão a brilhância de antigamente, mas conforme as inspirações e experiências vão aparecendo, suas fics irão melhorar. Maaaaaaas. não para somente nas fanfics, já que você poderá não somente comprar merchandising do seu casal favorito para decorar sua ita-bag, mas também produzir fanzines e merchandising das suas criações.

Para alguém que é parte de algum fandom, é meio que uma parada surreal ver isso representado num jogo onde você PODE fazer essas coisas, não somente viver, como acontece em algumas visual novels. Nem tudo são rosas, já que a tradução do jogo pro inglês precisa de arestas e alguns ícones de menu ainda precisam de tradução. O jogo também necessita de uma opção de velocidade de leitura para a seção de visual novel, já que gente como eu gosta de ajustar isso de maneira fina. Eu estou certo que esqueci coisas da jogabilidade… Ou não.

Charmoso

Graficamente, é um jogo muito bonito, tanto na parte dos trechos de visual novel, com belos sprites e bonitos cenários, que passam bem o clima de que o jogo foi feito por alguém que frequenta eventos como a Comiket no Japão. E alguém que entende como são os fandoms, ao menos o lado positivo deles. E as artes dos ships são absolutamente adoráveis, tendo um estilo meio chibi.

Como falei da tradução na seção anterior, também existem alguns bugs com relação a criação de ship, que mesmo quando é feito um ship do mesmo sexo, os pronomes acabam ficando setados como ele e ela. Nada que ME incomode, mas apontar é essencial numa análise. A trilha que acompanha o jogo é relaxante e combina bem com o clima do jogo. Nada EXTREMAMENTE MARCANTE, mas funciona para o que é proposto.

Recomendado para quem curte esse aspecto do fandom

Sensei! I Like you So Much! é uma carta de amor a todos que já fizeram parte de algum fandom e colocaram esse amor pra fora na forma de fanfics (eu tive meus tempos de fanfiqueiro na juventude, quando fazia fanfics de Harry Potter e tokusatsu, até mesmo Cavaleiros do Zodiaco e Power Rangers). Ainda que precise aparar algumas arestas, é um jogo que tem potencial para se tornar ainda melhor.

Nota: 8,5/10

Sensei! I Like you So Much! está disponível para PC através do Acesso Antecipado do Steam, e essa análise foi feita com uma chave fornecida pela Erabit.