Magenta Horizon | Xingue como um marinheiro irlandês
20/12/2024Jogos feitos por uma pessoa só. É uma coisa que era comum nos anos 80 e começo dos anos 90, com os programadores de quarto, como eram chamados, mas conforme a indústria foi crescendo, isso foi desaparecendo aos poucos, ao menos em grande escala. Claro, ainda havia o ocasional jogo de produtor solo, a cena indie japonesa com os doujin games é um exemplo disso.
Com a popularização da distribuição digital no Steam, e posteriormente em consoles como o PS3, 360 e Wii (E suas gerações seguintes), jogos feitos por desenvolvedores solo voltaram a ficar em voga, com títulos como Iconoclasts explodindo em popularidade, desenvolvido durante dez anos. Mas é claro que pra cada Iconoclasts, saem dez jogos completamente pavorosos, afinal, o criador de Mineirinho continua vomitando suas aberrações na internet.
Enfim, após cerca de dois anos e meio, quase três, o desenvolvedor solo Maddison Baek lançou no acesso antecipado o jogo Magenta Horizon, em maio de 2023. Após mais um ano e meio ou algo do tipo, o finalmente Magenta Horizon chega a sua forma final, confira nossa análise.
Em busca de uma razão
Você joga como Gretel, uma ceifadora em seu purgatório distorcido, exilada por 200 anos. Após ser libertada de seu sarcófago por uma alma errante chamada Archibald – Gretel busca o propósito em seu pós-vida – guiando Archibald de volta ao santuário, onde ela foi exilada. Esta jornada conterá um caminho perigoso, repleta de todos os tipos de demônios grotescos que estão famintos por almas.
A história não é profunda… Okay, procurar uma razão de existir é algo profundo, mas não é exatamente original. Não quie isso seja um problema. Enfim, uma das coisas positivas é que o jogo tem uma excelente tradução em português, Archibald, que no original tinha um sotaque… Não sei se do sul dos EUA, ou um sotaque escocês, mas na tradução ele ganhou um sotaque caipira, criativo.
Ninja Gaiden encontra… Boomer Shooters?
Uma coisa que vou dizer de cara… Não tente jogar Magenta Horizon no teclado, não vai funcionar. Não digo que não vai funcionar de maneira literal, mas você vai ter dificuldades de controlar.
Em termos de controles, o jogo é relativamente fácil de controlar, todas as ferramentas de combate mano a mano em relação a combos são lhe entregues logo de cara. Pulo duplo? Possível. Dash? Claro. “Dive Kicks?” Pode mandar. Pogo Stick? Tem. Dash Aéreo? Yup. Tudo isso é parte de como a história foi planejada. Usualmente num jogo de ação, o personagem começa fraco e vai adquirindo habilidades ao longo da jornada. É o cerne dos metroidvanias. Porém, Gretel já é uma ceifadora experiente, não faria sentido ela começar fraca, então ela já ten essas habilidades.
O combate do jogo é inspirado por jogos cheios de ultra combos, como Ninja Gaiden, Devil May Cry, e Bayonetta. tudo é sobre controle de multidões, com combos, entender como os inimigos funciona, usar ítens para restaurar sua energia, você tem uma granada que libera um gás nos inimigos que ao tocá-los, permite que você recupere energia ao atacar esses inimigos. Meio complicado de explicar, mas fácil de entender dentro do jogo. O início do primeiro ato explica como funciona toda a movimentação e comandos de batalha em um tutorial explicado.
As batalhas contra chefes tem certa inspiração em Souls-likes, visto que o criador é grande fá de jogos como Nioh, Sekiro e WoLong: Fallen Dynasty. Os bosses são criativos, caralho, só olhar pro boss que é a PORRA DE UM TREM. De onde vem a a parte de boomer shooters? Bem, lembra que uma parte intrínseca de jogos como Doom, é encontrar chaves que vão abrir determinadas portas? Isso existe aqui também, com o progresso nas fases sendo feito através de portais que só podem ser abertos com determinadas chaves encontradas nas mesmas.
O design do primeiro ato é um tanto simplório, mas conforme se avança nos atos seguintes, percebe-se uma melhora nos designs. Um detalhe, o jogo possui diversas dficuldades, com determinadas áreas dos atos estando disponíveis apenas em dificuldades mais altas. Uma boa maneira de se incentivar melhora nas habilidades e maior fator replay.
Um jogo maravilhosamente lindo
Primeiro, pare pra pensar que Magenta Horizon foi feito por uma pessoa apenas. Pense nisso. Pois é, agora veja os gráficos do jogo. Ainda que eles puxem pro grotesco, é um grotesco bem feito e bem animado.
O jogo possui uma boa variedade de inimigos, cada um com designs incríveis. Os cenários são ricos em detalhes, e variando de ato pra ato, e os chefes de fase são únicos, com designs excelentes. DE NOVO, TEMOS A PORRA DE UM TREM.
A trilha sonora de Magenta Horizon É DO CARALHO. Músicas geniais, com pegadas em diversos gêneros musicais, e a maneira sublime que a música transiciona de calma, para uma variante metal na hora dos combates. PERFEIÇÃO. O jogo possui uma dublagem em inglês que é competente. Como dito lá atrás, o jogo possui uma boa localização em português, e no momento desta análise, o jogo possui os idiomas Inglês, Português do Brasil, Russo e Coreano (a língua principal do desenvolvedor, se vermos os vídeos de devlog dele, vai perceber que o inglês dele tem um forte sotaque)
É baratinho no PC, compre
Eu deixei certas coisas de fora na análise, não por serem importantes, mas porque demandaria muito mais tempo pra explicar as minúcias das habilidades extras que você pode comprar e ajustar pro seu estilo de jogatina. O fato de que apesar de tudo, o jogo tem foco em score, com as mortes funcionando como em Shovel Knight, onde você perde uma quantidade de ouro, aqui você perde uma quantidade de pontos. Mas… No fim do dia, recomendo BASTANTE Magenta Horizon, mesmo o jogo em teoria estando acima do mínimo do meu PC, ele rodou sem grandes problemas (diria eu que os problemas que tive na jogatina, foram relacionados a meu PC estar uma merda. Alguns dos jogos que analisei no PC tiveram que ser jogados em um PC externo, do meu sobrinho). É um excelente título de ação, feito por uma pessoa só e está no top 3 dos meus jogos favoritos de 2024.
Nota: 9,5/10
Magenta Horizon está disponível no PC e essa análise foi feita com uma chave do Steam, cedida pela 2 Left Thumbs.