
Freedom Wars Remastered no Switch | Uma Segunda Chance para um Clássico Injustiçado?
08/02/2025Quando Freedom Wars foi lançado para o PS Vita em 2014, ele trouxe uma proposta que misturava combates frenéticos, narrativa distópica e um sistema de penalidades absurdas (no bom sentido) para criar um jogo subestimado da era do portátil da Sony.
LEIAM – Soul Reaver I-II Remastered no Nintendo Switch | Análise
Agora, em 2025, ele ressurge das cinzas em um remaster que nos traz aquela dúvida sempre que um titulo pouco badalado ganhar um remaster: vale a pena dar uma nova chance?
Bem, junte-se a mim e vamos descobrir.

Reprodução: Bandai Namco
Distopia com estilo
Freedom Wars se passa em um futuro onde a humanidade vive em uma cidades-estados subterrâneas chamadas Panopticons. Cada cidadão nasce com uma dívida absurda de um milhão de anos de prisão e deve trabalhar (No caso: lutar) para reduzir sua sentença. Esse conceito é bem original e, o posso dizer que é bem intrigantes.
O Switch permite que a direção de arte do jogo brilhe ainda mais, com cenários urbanos decadentes e designs de personagens que exalam um mix de anime e ficção científica. Essa nova versão conta com resolução aprimorada, texturas refinadas e taxa de quadros estável, o que deixa tudo muito mais fluido e bonito.

Reprodução: Bandai Namco
Combate desafiador
Se você gosta de jogos no estilo Monster Hunter, God Eater e Soul Sacrifice, então Freedom Wars pode conseguir atrair a sua atenção, pois são batalhas que misturam combate corpo a corpo e tiroteios contra criaturas gigantescas e soldados inimigos. O diferencial aqui é o “Thorn”, uma ferramenta que funciona como um gancho, permitindo movimentação vertical, ataques à distância e interações táticas com o ambiente durante todo o combate.
A jogabilidade recebeu ajustes de qualidade de vida no Switch, incluindo um sistema de mira melhorado e controles mais responsivos, tornando o combate divertido e fluído. Ah, claro, ele também conta com um multiplayer cooperativo, recomendado para quem quer enfrentar os desafios com amigos.

Reprodução: Bandai Namco
Liberdade e Restrições
Uma das mecânicas mais curiosas de Freedom Wars é a progressão do seu personagem. No início, até andar mais de cinco passos dentro da base é proibido, mas conforme você realiza missões, você pode reduzir a sua sentença e começar a desbloquear direitos básicos, como falar com NPCs, personalizar seu personagem e até mesmo dormir deitado em sua cela.
LEIAM – Wario Land II | Análise
Essa mecânica é uma das bela sacadas do jogo, o que oferece uma maior imersão ao universo que estamos inserido. É uma forma criativa de fazer o jogador sentir o peso da opressão e celebrar cada pequena conquista a medida que encaramos novos desafios.
Vale a Pena?
Se você assim como eu não jogou Freedom Wars no PS Vita, essa é a oportunidade perfeita para experimentar um dos títulos pouco celebrado do portátil da SONY. Para quem já viveu essa experiência antes, o remaster melhora a parte técnica e traz pequenas melhorias que deixam o jogo mais fluido e acessível.
Com um universo cativante, combates intensos e uma progressão criativa, Freedom Wars Remastered prova que merece mais reconhecimento. Quem sabe, se fizer sucesso, até role uma sequência que os fãs tanto esperam.
NOTA 08/10
_____________________________________________
Freedom Wars Remastered está disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e PlayStation 5, e esta análise foi feita com uma chave digital de Nintendo Switch gentilmente cedida pela Bandai Namco.